Rei Carlos Gustavo da Suécia retira títulos reais aos netos

O rei Carlos Gustavo anunciou esta segunda-feira que a família real sueca vai sofrer mudanças drásticas.

Rei Carlos Gustavo da Suécia retira títulos reais aos netos

O rei Carlos Gustavo anunciou esta segunda-feira que a família real sueca vai sofrer mudanças drásticas.

O rei Carlos Gustavo anunciou esta segunda-feira, dia 7 de outubro, que a família real sueca vai sofrer algumas mudanças. O monarca vai retirar a cinco dos seus sete netos o título de «alteza real». Só os dois netos da princesa Vitória vão continuar a ter esse título. Os netos de Carlos Gustavo e Sílvia Sommerlath continuam a fazer parte da família real, mas deixam de fazer parte da Casa Real, o que faz com que deixem de receber o «appanage», uma quantia destinada aos membros da casa real. Os netos têm entre um e cinco anos. Em comunicado, o pai de Carl Philip, da princesa Vitória e da princesa Madalena quis «deixar claro quem são as pessoas que estão dentro da Casa Real e que realizam tarefas oficiais.»

LEIA DEPOIS
Polícia Judiciária de Aveiro prende suspeito de balear sobrinho na cara

Carl Philip e Madalena consideram a mudança «positiva»

Segundo assegura a imprensa sueca, a linha de sucessão não vai ser afetada por estas alterações. Estes cinco netos do rei Carlos Gustavo são livres de escolher a carreira ou o negócio que querem para o futuro. Ainda segundo a imprensa, para Carl Philip e Madalena esta mudança foi «positiva», visto que ficou « bastante claro» qual é o papel de cada um dos filhos. Isto porque a princesa Vitória é a herdeira legítima à coroa sueca e, por essa mesma razão, os seus filhos não perderam os títulos reais.

Os futuros cônjuges dos netos que perderam a «regalia» também não poderão adotar os títulos de príncipe ou princesa. Recorde-se que Chris O’Neil, marido da princesa Madalena, decidiu não adotar o título de príncipe quando os dois trocaram alianças. A notícia avançada pelo próprio rei apanhou os suecos de surpresa, porém, Fredrik Wersäll, especialista em realeza e marechal do reino sueco, garantiu em conferência de imprensa que este era um assunto que já era discutido há algum tempo.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para esta quarta-feira, 9 de outubro
Professor primário abusa de alunas em colégio no concelho de Setúbal

Impala Instagram


RELACIONADOS