Princesa Diana e príncipe Carlos casaram-se há 40 anos

Há 40 anos, o mundo parou para assistir ao casamento da princesa Diana e do príncipe Carlos. Descubra o lado mais assombrado do casamento real mais visto de sempre.

Princesa Diana e príncipe Carlos casaram-se há 40 anos

Princesa Diana e príncipe Carlos casaram-se há 40 anos

Há 40 anos, o mundo parou para assistir ao casamento da princesa Diana e do príncipe Carlos. Descubra o lado mais assombrado do casamento real mais visto de sempre.

Há 40 anos, o mundo parou para assistir ao casamento da princesa Diana e do príncipe Carlos. A cerimónia, que teve lugar na Catedral de São Paulo, em Londres, foi vista por mais de 750 milhões de espectadores e reuniu realezas de todo o mundo, assim como vários chefes de Estado.

Lady Di casou-se com 20 anos, menos 12 do que o filho da rainha Isabel II. O momento da chegada da ‘princesa do Povo’ era o mais aguardado pelos fãs da realeza e superou todas as expectativas quando Diana saiu do carro, ao lado do pai, Charles Spencer, com um enorme vestido volumoso branco, com uma cauda de vários metros, que rapidamente se tornou numa tendência de moda para as noivas da época.

O casamento “assombrado” de Carlos e Diana

Apesar de ter sido o casamento mais esperado da história da realeza, a verdade é que o dia anterior à troca de alianças foi um verdadeiro tormento para o príncipe Carlos. O pai de William e Harry tinha dúvidas em relação ao casamento, mas a pressa que tinha de remover um fantasma do passado que o podia afastar do tão desejado trono pesava mais. Em 2019, o jornal Express referiu que “Carlos apressou-se a casar com Diana para não seguir o exemplo de Eduardo [Rei Eduardo VII] , mas acabou com resultados igualmente desastrosos.”

Para contextualizar, Eduardo VII tornou-se rei, mas acabou por abdicar do trono por amor a uma mulher americana divorciada, que o impediu de assumir um dos mais poderosos tronos das monarquias atuais. Para o príncipe Carlos, agora com 70 anos, era impensável que isto acontecesse e tendo em conta o seu passado com Camilla, a princesa Diana parecia a pessoa ideal para estar ao lado do futuro rei de Inglaterra.

Então, o pai de William e Harry decidiu dar o passo e casar-se com lady Di. Mas horas antes do casamento, o príncipe Carlos confessou aos amigos os medos e dúvidas que tinha relativos ao futuro relacionamento. “Ela é primorosamente bonita, uma papoila perfeita. Mas é muito jovem. Nem parece ter idade suficiente para terminar a escola, muito menos para casar”, referiu o filho de rainha Isabel II, reforçando a diferença de 12 anos que tinham.

O casamento foi precipitado e acabou por dar em divórcio pouco mais de uma década depois. É importante referir que o príncipe Carlos e a ‘princesa do Povo’ só se encontraram 12 vezes antes de darem o nó. Ingrid Seward, especialista da Casa Real britânica, revelou que “havia um grupo de amigos de Carlos que viu o casamento como um desastre absoluto. Ela era como uma aluna do secundário e ele um professor.”

O príncipe Carlos confessou aos amigos estar “aterrorizado, confuso e ansioso” por estar a fazer uma promessa da qual se poderia vir a arrepender para toda a vida, mas também expressou o seu desejo em “fazer a coisa certa pela família e por Inglaterra.”

A carta para lady Di à meia noite

Apesar de todas as suas inseguranças e dúvidas, o príncipe Carlos tentou tranquilizar a noiva e não fazer transparecer os seus medos. O atual marido de Camilla Parker Bowles enviou uma carta à então futura mulher que Penny Junor revelou no livro “A duquesa: a história não contada.”

“Estou muito orgulhoso de ti e quando vieres até mim amanhã eu vou estar no altar à tua espera. Só tens que olhá-los nos olhos e deixá-lo-ás mortos”, escreveu o príncipe para a noiva.

O príncipe Carlos e a princesa Diana tiveram dois filhos – William, de 39 anos, e Harry, de 36 – mas acabaram por se separar em 1992, embora o divórcio só tenha sido oficializado em 1996, um ano antes do trágico acidente de viação que tirou a vida a lady Di, aos 36 anos, em Paris.

Texto: Mafalda Mourão;
Fotos: Reuters

LEIA AGORA
Tatiana Oliveira chora a morte da mãe vítima de cancro no pâncreas
Grávida de 8 meses Tatiana Oliveira chora a morte da mãe vítima de cancro no pâncreas
A mãe da ex-concorrente de Casados à Primeira Vista Tatiana Oliveira morreu ao fim de oito meses de luta contra um cancro. A enfermeira, que atravessa a reta final da gravidez, está “destroçada”. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS