Novas fotos oficiais dos reis de Espanha mostram frieza e tensão

Casa real divulga 10 fotos oficiais de Felipe VI e Letizia e das filhas. Rainha posa mais descontraída com roupas repetidas e joias com história.

Novas fotos oficiais dos reis de Espanha mostram frieza e tensão

Casa real divulga 10 fotos oficiais de Felipe VI e Letizia e das filhas. Rainha posa mais descontraída com roupas repetidas e joias com história.

A Casa Real de Espanha partilhou 10 novas fotografias oficiais dos reis, Felipe VI e Letizia, e das filhas, a princesa Leonor e a infanta Sofía, para substituírem as que foram tiradas em 2010.

As fotografias foram captadas pela fotógrafa Estela de Castro e têm como cenários o palácio Real e o palácio da Zarzuela.

Ainda que se tratem de imagens oficiais, a serem utilizadas em organismos e instituições de Estado, é notória a falta de cumplicidade entre Felipe VI e Letizia. Em comparação com algumas fotografias oficiais de outras casas reais europeias, a postura corporal dos reis de Espanha transmite alguma frieza, distanciamento e tensão.

As primeiras fotografias de Letizia vestida de gala

Estas são as primeira fotografias de Letizia vestida de gala. Muitos esperavam que as tirasse quando se tornasse rainha, como todas as rainhas da Europa. Mas não. Foram precisos cinco anos e meio desde a proclamação de Filipe VI para ver um retrato de Letizia num vestido de gala, tiara e condecorações.

Enquanto o rei veste o uniforme do capitão do exército, com o Tosão de Ouro, a mais alta condecoração espanhola, a rainha aparece com um vestido cor de rosa Carolina Herrera, que já vimos no jantar de entronização de Naruhito no Japão em outubro de 2019.

Para coroar a cabeça, Letizia escolheu a joia mais importante do joalheiro Bourbon e símbolo da monarquia espanhola: a tiara Flor de Lis. Criada pela joalheria Ansorena, foi oferecida por Alfonso XIII à sua mulher, a rainha Ena, como presente de casamento. Também as pulseiras e os brincos escolhidos estão no lote das jóias que pertenciam a Victoria Eugenia.

Foto inédita

Na foto de família, os reis aparecem mais descontraídos ao lado das filhas. Felipe surge ao centro ao lado da mulher, e optou por um fato cinzento e uma gravata verde. Já Letizia escolheu um vestido vermelho de Carolina Herrera, uma peça que usou na primeira visita oficial da princesa Leonor às Astúrias, no outono de 2018.

Na imagem vê-se Leonor à direita do pai, evidenciando a sua posição de herdeira do trono espanhol. E e Sofía posiciona-se do lado esquerdo da mãe.
As duas irmãs também optaram por não usar roupa nova para esta sessão. Escolheram os mesmos vestidos que estrearam no passado dia 12 de outubro, durante o Desfile Nacional. Duas peças em tweed, de corte em A e manga francesa. O de Leonor é em tom de rosa pastel, que combinou com umas sabrinas de veludo, e o de Sofía é de cor azul céu, que conjugou também com umas sabrinas, mas em tom nude.

Nesta sessão, as irmãs também fotografaram juntas e sozinhas, é a sua primeira foto institucional juntas. Ambas surgem com um ar mais descontraído, a sorrir, com Leonor posicionada ligeiramente à frente da irmã, enfatizando assim o seu papel de futura rainha.

De braços em baixo

Os reis posaram ainda sozinhos e em casal, usando roupas diferentes. Para estas imagens, Felipe VI apenas trocou a gravata verde por uma vermelha. O fato manteve-se o mesmo.

Já a monarca exibiu um vestido do mesmo modelo que usou na fotografia com as filhas, mas desta vez em tom azul escuro.

Na última fotografia oficial de Letizia, tirada em 2010, a rainha aparece de braços cruzados. Um gesto muito criticado na altura pelos espanhóis. Nestas novas imagens, surge com ar mais descontraído, com os braços para baixo.

 

Texto: Inês Neves; Fotos: Casa Real de Espanha

 

Impala Instagram


RELACIONADOS