Rainha Isabel II. Nova foto oficial dá início às comemorações do Jubileu de Platina

É o início das comemorações dos 70 anos de reinado de Isabel II. Casa real britânica divulga nova fotografia oficial da monarca, que celebra o Jubileu de Platina

Rainha Isabel II. Nova foto oficial dá início às comemorações do Jubileu de Platina

É o início das comemorações dos 70 anos de reinado de Isabel II. Casa real britânica divulga nova fotografia oficial da monarca, que celebra o Jubileu de Platina

Isabel II iniciou esta quinta-feira, dia 2 de junho, as comemorações oficiais do Jubileu de Platina. Por todo o Mundo, mas em particular no Reino Unido e nos países da Commonwealth , decorrem festejos que assinalam os 70 anos de reinado da monarca.

Rainha Isabel II. 15 curiosidades sobre a monarca mais antiga do Reino Unido [vídeo]
A rainha Isabel II comemora 70 anos à frente da Coroa de Inglaterra. Esta semana começam as celebrações do Jubileu de Platina e o Portal de Notícias traz-lhe 15 curiosidades sobre a monarca mais antiga do Reino Unido (… continue a ler aqui)

Esta quarta-feira, a casa real britânica divulgou uma nova fotografia oficial da rainha Isabel II . “Obrigada a todos os que estiveram envolvidos no apelo às comunidades, famílias, vizinhos e amigos para marcar o meu Jubileu de Platina, no Reino Unido e em toda a Commonwealth. Sei que muitas lembranças felizes serão criadas nessas ocasiões festivas. Continuo inspirada pela boa vontade que me foi demonstrada e espero que os próximos dias sejam uma oportunidade para refletir sobre tudo o que foi alcançado nos últimos setenta anos, enquanto olhamos para o futuro com confiança e entusiasmo”, declarou Isabel II, de 96 anos.

A nova fotografia oficial da rainha foi tirada pelo fotógrafo Ranald Mackechnie, no dia 25 de maio, no Castelo de Windsor, local onde Isabel II reside neste momento.

O significado e a importância histórica do Jubileu de Platina

Esta é a primeira vez na história que um monarca britânico comemora 70 anos à frente da Coroa de Inglaterra. Mas o que simboliza esta comemoração? O Portal de Notícias explica-lhe tudo!

Para perceber o que é o Jubileu, é preciso recuar ao Antigo Testamento, onde os anos de jubileu eram celebrados de sete em sete anos, e tinham o propósito prático de deixar as terras descansarem depois das colheitas. Com o passar do tempo, este interregno ganhou um significado especial, porque se espalhou a crença de que Deus seria generoso durante aquele período “sabático”.

Atualmente, as coisas não mudaram muito. A família real britânica é um dos maiores patrimónios do Reino Unido, quer a nível económico, quer a nível de estatuto e imagem. Os eventos da realeza, como casamentos, jubileus e batizados, são transmitidos em todo o mundo e levam milhares de pessoas a terras de Sua Majestade, injetando muito dinheiro nas contas do país.

Na Igreja Católica Romana, os jubileus são anos de perdão dos pecados e de reconciliação. A rainha Isabel II – que é anglicana – usou as celebrações do seu jubileu exatamente para o mesmo propósito. Este ano, a rainha de Inglaterra celebra um Jubileu de Platina de redenção e de paz. Isabel II começou o ano a “libertar” – através de um pagamento avultado – o príncipe André da sua ligação ao caso Epstein. Mãe e filho apareceram juntos na Abadia de Westminster em abril, na homenagem ao príncipe Filipe, depois de um período em que a relação entre ambos estremeceu devido ao envolvimento do duque de York no escândalo sexual que envolvia Jeffrey Epstein.

Também Meghan Markle e o príncipe Harry preparam-se para viajar até ao Reino Unido para celebrar esta data especial ao lado de Isabel II. O casal está de costas voltadas com a família real desde março de 2020, quando decidiram afastar-se dos deveres reais. Esta parece ser a ocasião perfeita para os duques de Sussex fazerem as pazes com a realeza.

Isabel II supera a rainha Vitória

A família real britânica começou a celebrar o Jubileu em 1809, durante o reinado do rei Jorge III, e já incluía foguetes, uma festa aparatosa, uma missa de Ação de Graças na Catedral de São Paulo e uma receção na Prefeitura de Londres. Mas foi a rainha Vitória, tetravó de Isabel II, quem popularizou estes festejos.

A rainha Vitória esteve à frente da Coroa de Inglaterra durante 64 anos. Só a rainha Isabel II conseguiu superá-la com estes 70 anos de reinado. Por sua vez, Jorge VI, o pai da monarca, nunca protagonizou um Jubileu. O pai da rainha de Inglaterra, que só esteve no trono durante 15 anos, morreu prematuramente aos 56 anos, uma morte que contraria a lendária longevidade dos Windsor. Já a filha, celebrou seis jubileus: de prata, de rubi,  de ouro, de diamante, de safira e agora de platina.

Nos próximos dias, as ruas de Londres vão encher-se de pessoas, mas as celebrações do Jubileu de Platina de Isabel II não acontecem só no Reino Unido. O programa inclui festejos nos países que integram a Commonwealth e outros territórios ultramarinos britânicos.

As festividades contam com o tradicional serviço religioso na Catedral de São Paulo e a Procissão Real, mas também com outros atos que condizem com os tempos mais atuais, como plantações de árvores que têm por objetivo envolver os cidadão nas celebrações.

Texto: Ricardina Batista e Mafalda Mourão; Fotos: Reuters e Casa real britânica

Impala Instagram


RELACIONADOS