A curiosa história do vestido que Archie vai usar no batizado

O filho de Harry e Meghan vai ser batizado, este sábado, com um vestido carregado de tradição e história

A curiosa história do vestido que Archie vai usar no batizado

Harry e Meghan são peritos em fugir aos protocolos reais, mas há uma tradição que vão mesmo seguir no batizado do filho, Archie. O menino vai receber o primeiro sacramento, este sábado, dia 6 de julho, com o vestido que é usado em todos os batizados reais da família real britânica nos últimos três séculos.
Seja menino ou menina, a tradição manda que a roupa seja sempre a mesma. Archie Harrison vai ser batizado com uma réplica do histórico vestido encomendado pela rainha Victoria, em 1841, para o batizado da primeira filha, também chamada Victoria. 

Até 2004, os bebés reais usavam o modelo original, mas nesse ano a monarca encomendou a referida réplica porque o verdadeiro já se encontrava muito frágil. Mais de 60 bebés reais usaram o vestido original. A rainha Isabel II, o  príncipe Carlos, William e Harry estão nesta lista. Lady Louise, neta da rainha de Inglaterra e filha do príncipe Eduardo, foi a última a vestir o original.

A peça verdadeira foi feita por Janet Sutherland em seda de Spitalfields (da zona de East End, em Londres) e renda de Honiton (do condado de Devon, sul de Inglaterra). De referir que estes foram os materiais que tinha sido usados para criar o vestido de casamento da rainha Vitoria, que trocou alianças com Albert Saxe-Coburg e Gotha um ano antes. Foi usado durante mais de 160 anos, antes de ser guardado.
A réplica é exatamente igual e tem assinatura de Angela Kelly, a designer oficial da rainha. James Viscount Severn, filho mais novo do príncipe Eduardo, foi o primeiro bebé real a usar este novo modelo.
A família real britânica também tem a tradição de batizar as crianças depois dos dois meses. Além disso, é usada água proveniente do Rio Jordão.

Texto: Redação Win – Conteúdos Digitais; Fotos: Reuters

 

Impala Instagram


RELACIONADOS