«Tens noção de que estás a vender a merda do cancro no teu restaurante?»

O programa desta semana de Pesadelo na Cozinha levou o chefe Ljubomir ao limite chegando mesmo a provocar choros, gritos e muitas asneiras.

No episódio desta semana de Pesadelo na Cozinha, o chefe Ljubomir Stanisic viajou até Mangualde para ajudar o restaurante 2002.

Este é um restaurante que Rafael, proprietário do espaço, herdou do pai e que já vinha dos tempos do seu avô. Ao herdar o estabelecimento, Rafael herdou também as dívidas existentes.

«Lembro-me de ser miúdo e isto estava cheio de gente», começa por dizer Rafael.

Acrescenta ainda que «foi um risco muito grande pegar numa casa sem clientes e cheia de dívidas». Neste primeiro dia Ljubomir observa a forma de trabalho da equipa, assim como todas as divisões do restaurante.

Além de provar alguns dos pratos, o chefe aproveita também para ficar a conhecer um pouco da história do restaurante.

«Tu não percebes nada de restauração. Seria um bom começo pegares numa espátula e limpares aquilo tudo», diz Ljubomir a Rafael, obrigando-o a limpar as grelhas de fazer frango.

Durante a hora de jantar, o chefe passa muito tempo na cozinha para ver como são confecionados os pratos. É neste momento que fica a saber que os utensílios de cozinha utilizados estão totalmente sujos, cheios de gordura e de carvão queimado.

«Tens noção de que estás a vender a merda do cancro no teu restaurante?», questiona Ljubomir ao mostrar a Rafael as raspagens das frigideiras onde é cozinhada a comida.

A tarefa de Rafael para o final da noite era limpar toda a cozinha. No dia seguinte, Ljubomir chegou ao restaurante e foi recebido por toda a equipa. Foi aqui que Rafael lhe mostrou o resultado do trabalho que tiveram na noite anterior.

O segundo dia do chefe no restaurante contou com a sua gestão, assim como as várias dicas que Stanisic tinha para passar à equipa da cozinha.

«Acabou a palhaçada. Vamos transformar isto num restaurante»

Antes de abandonar o restaurante, o chefe Ljubomir Stanisic falou com a equipa da cozinha e decidiu que as ia ajudar a voltar a transformar o espaço num verdadeiro restaurante.

«Acabou a palhaçada. Vamos transformar isto num restaurante», afirmou Stanisic.

À saída, o chefe despediu-se de Rafael e estava à espera de um agradecimento por parte do proprietário do restaurante mas nem isso o jovem de 25 anos foi capaz de fazer.

Nos momentos de relaxamento, e ao mesmo tempo de ensinamentos que já são hábito no programa, o chefe acabou por falar com as três senhoras que fazem parte da equipa e fê-las relaxar do clima de tensão que há dentro do estabelecimento.

O confronto com Rafael

«Se tu não dás o exemplo não consegues mudar nada. Já devias ter feito isso porque já não és um miúdo», começa por dizer Ljubomir.

É neste preciso momento que o chefe tem uma franca conversa com Rafael na qual lhe diz tudo o quem à cabeça, tentando assim desta forma fazê-lo crescer e ganhar pulso firme no restaurante.

«A única forma de teres sucesso é abrires a pestana», afirmou Stanisic.

As mudanças e o primeiro serviço

No dia da inauguração, o chefe Ljubomir recebe a equipa e começa a mostrar-lhes tudo o que mudou no restaurante.

A ideia da equipa do programa foi recuperar tudo o que fazia parte da história do restaurante, isto é, tudo o que o avô de Rafael criou.

«Mexe um bocadinho connosco e também nos faz lembrar de tudo o que nosso antigo patrão passou na vida», afirma Fátima.

Da nova ementa, pensada de acordo com a região, à nova decoração, o chefe Ljubomir deixou a equipa do 2002 totalmente de queixo caído.

Antes de abrirem o restaurante ao público, o chefe dá as últimas indicações à equipa e prepara tudo para o serviço.

É precisamente neste momento que Ljubomir vai ao limite com a atitude de Rafael chegando mesmo a ter uma reação mais bruta dentro da cozinha.

O programa termina com o Stanisic a despedir-se de toda a equipa com exceção de Rafael, que não foi capaz de agradecer a Ljubomir toda a ajudar que este lhe deu.

Pesadelo na Cozinha registou ontem o melhor resultado da temporada

Ljubomir Stanisic foi ontem, e como habitualmente, protagonista do programa mais visto dos serões de domingo da televisão portuguesa.

Apesar da estreia de um novo formato na concorrência, “Pesadelo na Cozinha” registou o seu melhor resultado da segunda temporada, tendo sido seguido por 1.448.000 espectadores.

 

Fotos: Impala e TVI

 

Siga a Impala no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS

«Tens noção de que estás a vender a merda do cancro no teu restaurante?»

O programa desta semana de Pesadelo na Cozinha levou o chefe Ljubomir ao limite chegando mesmo a provocar choros, gritos e muitas asneiras.