Sónia Tavares fala sobre doença crónica: «Parece que me estão a congelar os ossos»

Sónia Tavares abriu o coração a Rita Ferro Rodrigues e falou sobre a doença que a atormenta e a obriga a dar concertos cheia de dores.

Sónia Tavares fala sobre doença crónica: «Parece que me estão a congelar os ossos»

Sónia Tavares abriu o coração a Rita Ferro Rodrigues e falou sobre a doença que a atormenta e a obriga a dar concertos cheia de dores.

Sónia Tavares sofre de fibromialgia e já falou publicamente várias vezes sobre a doença. Esta quarta-feira, dia 26 de fevereiro, Rita Ferro Rodrigues revelou parte de uma entrevista onde a cantora relata o sofrimento que a doença lhe causa.

Apesar de só ter assumido a doença em 2018, «desde miúda» que a cantora, de 42 anos de idade, sofre com dores. «Eu sinto – e sinto desde miúda, sempre senti – dores no corpo sem explicação. Parece que me estão a congelar os ossos por dentro e se alguém chegar aqui com um martelinho e faz… É isso que sinto», explicou.

LEIA DEPOIS
Laura Ferreira, mulher de Pedro Passos Coelho, «lutou muito por viver»

Após muitas consultas e queixas, só um médico é que conseguiu diagnosticar o problema de saúde de Sónia Tavares. «Houve um médico que juntou as coisas e disse: ‘Tu tens fibromialgia’», contou. Rita Ferro Rodrigues perguntou-lhe se já esteve muitas vezes em palco, a dar concertos com a banda The Gift, com dores. A resposta já se fazia esperar: «Já…».

«Fazer arte em absoluto sofrimento», comentou a apresentadora. «Sais do camarim, sobes as escadas para ir para o palco e estão as coisas todas lá atrás. É ali que tu mudas. Tudo passou, não há fibromialgia, não há mamã, não há papá, não há nada disso», relatou a artista.

O que é a fibromialgia?

A fibromialgia é uma doença crónica marcada por queixas dolorosas neuromusculares difusas e pela presença de pontos dolorosos em regiões específicas. De acordo com o site da CUF, «os sintomas variam em intensidade e podem mesmo desaparecer ou diminuir temporariamente para reaparecer mais tarde». «Essas variações podem estar relacionadas com mudanças de tempo, alterações hormonais, stress, depressão, ansiedade ou com um esforço maior que o habitual.»

Em 2018, Sónia Tavares falou a NOVA GENTE sobre a doença, da qual Lady Gaga também sofre. Assista ao vídeo:

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Impala e reprodução Instagram

LEIA MAIS
Coronavírus | Há um novo caso suspeito de infeção em Portugal
Sexagenária assassinada pela filha e pelas três netas para ficarem com herança

Impala Instagram


RELACIONADOS