Piratas informáticos atacam Fernanda Serrano, Sara Barradas e Andreia Dinis

Aumenta o número de casos de contas pirateadas. Fernanda Serrano, Sara Barradas e Andreia Dinis são as vítimas mais recentes.

Piratas informáticos atacam Fernanda Serrano, Sara Barradas e Andreia Dinis

Aumenta o número de casos de contas pirateadas. Fernanda Serrano, Sara Barradas e Andreia Dinis são as vítimas mais recentes.

Multiplicam-se as celebridades que têm sofrido com a invasão de piratas informáticos, ficando impedidas de aceder às suas contas nas redes sociais. Fernanda Serrano e Sara Barradas são as mais recentes, mas há muitas outras figuras públicas que são vítimas desta rede. Fernanda Serrano tem neste momento a conta de Instagram limpa, mas ainda não se manifestou sobre o assunto. Sara Barradas, por sua vez, mostrou revolta e deixa um alerta. «No dia 21, perdi completamente o acesso à minha conta. Recebi uma mensagem privada, pelo instadirect, supostamente, vinda do próprio Instagram, uma vez que a conta era certificada.»

LEIA DEPOIS
Príncipe André poderá regressar à vida pública para «servir o país»

O que dizia a mensagem enviada a Sara Barradas

«A mensagem dizia que ia perder a certificação da minha página (símbolo azul) se não respondesse a algumas questões e não mudasse a password por segurança. Visto agora, com a devida distância, parece só estúpido eu ter caído em tal esparrela, mas no momento não pensei assim. Infelizmente, não fui só eu. Aconteceu o mesmo a vários colegas meus, atores, e o intuito era extorquir dinheiro», explicou a atriz, que perdeu o acesso à conta, recuperando-a mais tarde.

«Só estou a contar tudo isto para alertar toda a gente para não abrirem mensagens duvidosas ou mesmo que vos pareçam credíveis (como foi o meu caso). Não cliquem em links nenhuns e, acima de tudo, não mudem as senhas, não forneçam os vossos dados! Eles ‘ANDEM’ aí… Obrigada a quem me ajudou.»

LEIA TAMBÉM
Big Brother: «Eu bem queria meter», diz Renato sobre intimidades com Jéssica [vídeo]

Outros famosos vítimas de piratas informáticos

Andreia Dinis também é uma das figuras públicas que viu desaparecer a sua conta de Instagram. «A semana passada, piratearam a minha conta, pela primeira vez. Consegui recuperá-la, para a ver pirateada uma segunda vez, no dia seguinte. Até ao momento, ainda não a consegui recuperar. São momentos nossos, partilhados com os nossos seguidores, para algum pirata informático se sentir no poder de os roubar», escreveu indignada. «Assustador o que está a acontecer no Instagram. A mesma plataforma tem-se mostrado ineficaz na resolução destes problemas», acrescentou.

Depois de também ter sido alvo de piratas informáticos, Joana Solnado ficou incontactável através do Instagram. Foi a amiga Benedita Pereira quem lançou o alerta. «Atenção, piratas à solta! A página da Joana Solnado foi roubada.» Em setembro, Sónia Brazão foi surpreendida ao ver a sua conta limpa e sem seguidores. A atriz foi obrigada a criar uma nova conta na mesma rede social. «Entraram-me na conta e depois enviaram-me mensagens a pedir dinheiro. Estou à espera que o Instagram resolva o problema. Vamos esperar, se não bola para a frente», explicou num vídeo partilhado na nova página que criou. Há ainda alguns famosos, como José Mata, que não chegaram a perder o acesso às redes sociais, mas terão sido vítimas da mesma tentativa de roubo de identidade, tendo denunciado a situação.

Texto: Filipa Rosa; Fotos: Instagram

LEIA AGORA
Rainha Isabel II e o mistério escondido por detrás da aliança de casamento

Impala Instagram


RELACIONADOS