Morreu Carolina Gil, a bailarina que emocionou o país com a sua história de luta contra o cancro

Carolina Gil, que em julho deu a conhecer a sua emocionante luta contra o cancro, não resistiu a tumores malignos nos ossos, pulmão e cérebro.

Carolina Gil morreu aos 25 anos após uma longa luta contra tumores malignos de estágio 4 nos ossos, pulmão e cérebro. A jovem que descobriu a doença em maio, perdeu a vida no hospital onde estava internada desde o Natal.

Em meados de junho, Carolina emocionou o país ao contar a sua história a Cristina Ferreira, no matutino da SIC. «Todos nós sabemos que vamos partir. O meu objetivo é esticar esse prazo ao máximo e aproveitar até lá. Todos nós sabemos que temos um fim, mas o que conta é o meio», afirmou.

«Contar a minha história é uma missão que tenho»

Na conta de Instagram, a bailarina partilhava a sua batalha e mostrava-se sorridente na forma como a encarava. Carolina Gil via esta partilha de informação como uma forma de evitar que as outras pessoas passassem pelo o que a própria passou: diagnósticos errados ao longo de vários meses.

«Contar a minha história é uma missão que tenho. (…) São coisas que acontecem, graves. Este tipo de doenças acontecem em qualquer idade e precisam ser investigadas», afirmava. «Eu tenho esperança que isto não aconteça a outras pessoas e que as pessoas estejam mais informadas. Há muitas ideias erradas, como por exemplo os medicamentos serem comparticipados. Na verdade, só a morfina é comparticipada e as pessoas não sabem. Isto é informação que deva ser conhecida. Se eu puder ajudar alguém, eu fico feliz».

A escola de dança Jazzy Dance Studios, em Lisboa, onde Carolina deu aulas, foi quem avançou a notícia da morte da jovem. Na página de Instagram, a escolha partilhou uma imagem da bailarina.

Texto: Inês Marques Fernandes com Ana Filipe Silveira; Fotos: Instagram

 

Impala Instagram


RELACIONADOS