Recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa depende de estado de saúde

Marcelo Rebelo de Sousa vai submeter-se a um cateterismo cardíaco para avaliar o estado de «um determinado vaso sanguíneo».

Recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa depende de estado de saúde

Marcelo Rebelo de Sousa revela, em entrevista a Daniel Oliveira, que vai ser submetido a um cateterismo «daqui a umas semanas». O excerto da entrevista do presidente da República ao Alta Definição foi tema de abertura do Jornal da Noite, da SIC.

LEIA DEPOIS
Petroleiro iraniano explode junto à costa da Arábia Saudita

«Terei de fazer daqui a semanas um cateterismo», começa por explicar o chefe de Estado, recordando que familiares diretos sofriam de problemas cardiovasculares e que, por isso, decidiu fazer exames de rotina. «O meu avô era cardíaco, o meu pai era cardíaco. Eu achei que devia fazer exames também em matéria cardíaca. A minha hipocondria mandou fazer», começa por afirmar.

Pai de Marcelo morreu vítima de um ataque cardíaco

Baltasar Rebelo de Sousa, pai do presidente da República, morreu em 2002, com um ataque cardíaco fulminante. Marcelo Rebelo de Sousa recordou esse dramático episódio em 2018, quando visitou a Pastelaria Suiça, em Lisboa, local onde o pai morreu.

«Genericamente estão bem mas restou uma dúvida que vai obrigar a um novo exame. Vou ter de fazer daqui a umas semanas um cateterismo para ver, em relação a um determinado vaso sanguíneo, se acumulação de cálcio está num grau que é ou não excessivo e o que isso significa», explica ainda Marcelo Rebelo de Sousa.

Um cateterismo cardíaco consiste na introdução de um cateter através de artérias ou veias periféricas até as câmaras cardíacas, artérias pulmonares e veias arteriais coronarianas.

Recandidatura depende de estado de saúde em 2020

Marcelo Rebelo de Sousa já havia dito que só avaliaria uma recandidatura a Belém em setembro do próximo ano. A Daniel Oliveira, o presidente explica que uma nova campanha dependerá do seu estado de saúde.

«É evidente que eu, com este estilo de presidência, que é uma presidência próxima que significa próxima também fisicamente… eu não vou mudar de estilo se for reeleito. Não vou fechar-me no palácio e deixar de ir para me preservar e não me expor. Não vou», afiança.

Questionado pelo apresentador da SIC sobre se se recandidataria à data de hoje, Marcelo responde: «Sei lá! Como meti na minha cabeça que seria só daqui a um ano que tomaria a decisão, digo de outra maneira. O resultado das eleições legislativas não criou nenhum fator perturbador de uma recandidatura». Marcelo Rebelo de Sousa é o convidado deste sábado, 12 de outubro, do Alta Definição

LEIA MAIS
Previsão do tempo para esta sexta-feira, 11 de outubro

Texto: Raquel Costa| Fotos: Arquivo Impala e redes sociais

 

Impala Instagram


RELACIONADOS