Ljubomir Stanisic diz que a TVI lhe deve dinheiro

Ljubomir Stanisic está a ser acusado pela TVI de incumprimento do contrato que o ligava à estação. Sabe-se agora que o chef alega que o canal lhe deve cerca de 10 mil euros.

Ljubomir Stanisic diz que a TVI lhe deve dinheiro

Ljubomir Stanisic está a ser acusado pela TVI de incumprimento do contrato que o ligava à estação. Sabe-se agora que o chef alega que o canal lhe deve cerca de 10 mil euros.

Desde que Ljubomir Stanisic abandonou a TVI, no ano passado, que a guerra entre ambos parece não ter fim. O canal colocou o chef em tribunal, exigindo uma indemnização de 1.216.785,94 euros pelo alegado incumprimento do contrato que o ligava à estação, mas o jugoslavo, que foi contratado pela SIC, também acusa a estação da Media Capital de lhe estar a dever cerca de 10 mil euros.

Ljubomir Stanisic diz que a TVI não lhe pagou 14 dias do salário (3966,67€) referente a agosto de 2020, nem cinco mil euros da gravação de um programa e 5% dos montantes líquidos das publicidades inseridas no programa “Pesadelo na Cozinha”, revela uma revista semanal.

Na altura em que abandonou a TVI, em agosto do ano passado e seis meses antes do final do contrato, a estação mostrou-se “surpreendida”. Em comunicado, apelidou o procedimento de Ljubomir Stanisic de “inusitado” e adiantou que “decorriam negociações entre as partes para a renovação do acordo global por mais dois anos”. “A TVI fez uma oferta e uma contra-oferta, dentro de valores considerados ajustados”, revelou, na altura.

Ainda de acordo com a mesma nota da TVI, Ljubomir Stanisic “tinha um contrato de trabalho em vigor até ao final do ano, ao qual acrescia um valor dedicado pela produção dos seus programas”. Na mesma missiva, a estação de Queluz de Baixo referiu que, “no início de 2020, Stanisic estabelecera já um novo contrato, em condições muito favoráveis e invulgares no mercado, para a produção de uma nova temporada de ‘Pesadelo na Cozinha’.”

Certo é que, de acordo com a TVI, as gravações dessa mesma edição deveriam ter arrancado no mês seguinte. “Por razões de saúde, um problema sério num joelho, e devido à pandemia, não foi possível concretizar a produção, o que deveria suceder agora, com data marcada para 15 de setembro, dentro do espírito de boa fé e do contratualmente definido entre as partes”, explicou o canal.

Ljubomir Stanisic acusa TVI de lhe irem “diretos ao coração”

De resto, o chef já disse que não trocou o canal de Queluz de Baixo pelo de Paço de Arcos por questões financeiras. Em conversa com Júlia Pinheiro, no programa em nome da apresentadora emitido em janeiro, o jugoslavo reforçou que rompeu o “primeiro contrato na vida” porque lhe foram “diretos ao coração”.

O convite da SIC foi selado na casa que Ljubomir tem no Alentejo, onde recebeu os responsáveis da estação. “Mandei uma mensagem a dizer que só me sentaria com eles se comessem e bebessem na minha casa”, recordou. Assim foi. “Não foi o dinheiro aquilo que mandou em mim”, frisou.

Já quando a mudança foi anunciada, Stanisic tinha afirmado, em comunicado, que se sentia entusiasmado com as “novas ideias” e os “novos projetos” que lhe foram apresentados. “Tenho sido muito feliz na televisão, guardo com muito carinho as memórias, os trabalhos e as pessoas com que trabalhei nos últimos anos, agradecerei para sempre à TVI a oportunidade que me deu, o espaço, a liberdade, a confiança, mas quem me conhece sabe que adoro desafios. E este, com a SIC, é um dos grandes. Queremos fazer diferente – e tentar fazer a diferença. Estão na calha novas ideias, novos projectos, que me entusiasmam muito. Gosto de ousadia, de ir mais longe em tudo o que faço na vida. Este novo passo representa tudo isso, por isso não podia estar mais satisfeito com o que aí vem”, afirmou, na altura.

Ainda assim, o chef jugoslavo não deixa de mandar ‘farpas’ ao canal em que fez sucesso com o líder de audiências “Pesadelo na Cozinha”. “Para mim, o grupo SIC é idóneo. O jornalismo é idóneo. Não recebem jantares à borla. Os jornalistas da SIC, da Visão e do Expresso vêm cá [ao seu restaurante, o Bistro 100 Maneiras] e pagam as refeições. Não vêm por convite fazer crítica. É uma coisa que eu muito respeito”, atirou, na conversa com Júlia Pinheiro.

Na SIC, Ljubomir Stanisic vai dar a cara pela versão portuguesa de “Hell’s Kitchen”.

Texto: Ana Filipe Silveira e Dúlio Silva; Fotos: Reprodução Instagram

 

Impala Instagram


RELACIONADOS