Joaquim De Almeida tem diabetes tipo 2: «É um mal hereditário»

A doença chegou-lhe com a idade, mas a sua “afilhada” do coração, Catarina Mendanha, vive com ela desde os seis anos e agora editou uma obra, Maria Descobre a Diabetes.

Joaquim De Almeida tem diabetes tipo 2: «É um mal hereditário»

Joaquim De Almeida tem diabetes tipo 2: «É um mal hereditário»

A doença chegou-lhe com a idade, mas a sua “afilhada” do coração, Catarina Mendanha, vive com ela desde os seis anos e agora editou uma obra, Maria Descobre a Diabetes.

O ator fez questão de estar presente no lançamento de uma autora muito especial, Catarina Mendanha, filha de dois grandes amigos seus e de quem se considera quase padrinho, como nos contou.

LEIA DEPOIS
Bruno Fernandes sobre advogado de Bruno de Carvalho: «O papel dele passa por tentar enervar-me.

«Acompanho a Catarina desde bebé e é como se fosse minha afilhada, tanto que até me chama ‘tio’», contou Joaquim de Almeida à NOVA GENTE. O livro tem um tema muito especial, que diz respeito tanto para a autora como para o ator que, revelou-nos, é diabético tipo 2, doença que lhe chegou com a idade, pois na sua família este é um mal hereditário.

Mas esta é uma das doenças do século, com mais de 60 mil novos casos diagnosticados todos os anos a nível global. O livro que Catarina Mendanha escreveu é dirigido às crianças, chama-se Maria Descobre a Diabetes e tem, sobretudo, um fim didáctico, quer para crianças, quer para os respetivos pais, confrontados diariamente com os muitos desafios colocados por esta doença, sobretudo quando o diagnóstico surge precocemente, como aconteceu com a autora, a quem a diabetes foi diagnosticada quando tinha seis anos.

«Teve uma deslocação bilateral da retina [em ambos os olhos] e ficou praticamente cega»

Joaquim de Almeida contou-nos que acompanhou de perto o percurso desta “afilhada”, tendo assistido a um momento que transformou para sempre a sua vida, pouco depois de Catarina Mendanha ter terminado o curso de Gestão. «Aos 26 anos, teve uma deslocação bilateral da retina [em ambos os olhos] e ficou praticamente cega. Para qualquer pessoa, e para mim, que tenho diabetes 2, é difícil imaginar o que seria, de repente, ficar invisual. Mas ela tem uma força incrível, levou as coisas de outra maneira e, no outro dia, até foi ela quem me ajudou a resolver um problema no computador.»

Ao ponto de Joaquim de Almeida considerar que a jovem aprendeu a contornar tão bem as suas limitações que, afirmou várias vezes durante a apresentação, «a Catarina vê!». E disse também que o exemplo da jovem é importante por mostrar «que as pessoas com diabetes podem ter uma vida normal».

O ator fez-se acompanhar pela namorada, Nuxa Tello, que revelou à NOVA GENTE que a relação com Joaquim de Almeida dura «há praticamente um ano», embora só tenha vindo a público em meados de 2019.

Tal como o ator, a agente imobiliária também não quis falar muito sobre a relação, mas afirma que, tendo o namorado a vida dividida entre Portugal e os Estados Unidos da América, é também nesta situação de ponte aérea permanente que o namoro tem decorrido. «O Joaquim continua muito dividido entre os dois países. Eu às vezes vou ter com ele aos Estados Unidos, outras vezes encontramo-nos aqui. Eu também tenho a minha vida ocupada e, até agora, estamos bem assim. E o mais importante é estarmos felizes, não é?»

Texto: Anabela Pereira| Fotos: Impala e Reuters

LEIA MAIS
Meteorologia: O tempo para este sábado, 28 de dezembro

Impala Instagram


RELACIONADOS