Joana Cruz já sabe quando vai ser submetida a cirurgia na luta contra cancro de mama

Joana Cruz luta contra um cancro da mama desde janeiro e após ter feito os tratamentos está a fazer uma pausa para a preparação para a cirurgia. A animadora de rádio já sabe quando vai ser operada.

Joana Cruz já sabe quando vai ser submetida a cirurgia na luta contra cancro de mama

Joana Cruz luta contra um cancro da mama desde janeiro e após ter feito os tratamentos está a fazer uma pausa para a preparação para a cirurgia. A animadora de rádio já sabe quando vai ser operada.

Joana Cruz, de 41 anos, enfrenta uma dura batalha contra o cancro de mama desde janeiro e prepara-se agora para ser submetida a uma cirurgia. A animadora de rádio já sabe quando vai ser operada. A radialista marcou presença no “Júlia”, da SIC, apresentado por Bárbara Guimarães, que esteve a substituir Júlia Pinheiro, e desabafou sobre a luta dos últimos meses.

Tudo começou no final do mês de dezembro, Joana Cruz recebeu o diagnóstico e, desde logo, decidiu falar publicamente sobre a doença. “Se calhar vou partilhar isto que se está a passar comigo”, pensou. Dois meses antes de receber a notícia, a animadora perdeu o pai. “Ele tinha cirrose hepática. Não teve nada a ver com álcool”, contou. O progenitor já lidava com a doença há três anos e estava controlada, porém, no início de outubro teve uma “crise muito aguda que não teve retorno”.

“Senti um alto, tipo uma ervilha”

O primeiro sinal de alerta chegou num momento de descontração. “Estava no sofá e passei a mão no decote e senti um alto, tipo uma ervilha.” Não ignorou e fez os primeiros exames, uma mamografia e uma ecografia. O médico disse-lhe que não era nada, apenas um quisto, e recomendou que regressasse seis meses depois. Contudo, Joana Cruz não ficou convencida e sentiu que tinha de repetir. “O corpo deu sinal, sentia um formigueiro naquele sítio.” “E ainda bem. Este cancro é o triplo negativo agressivo”, contou à apresentadora.

Seguiu-se uma biópsia e uma ressonância mamária que confirmaram o tumor na mama. “Recebi a biópsia, por e-mail. (…) Deixa-me perguntar a quem sabe o que é isto. Caíram assim duas ou três lágrimas e eu pensei: vou ter que ir tratar disto então, vamos lá”, relatou. A mãe, Maria Manuela Cruz, foi a primeira a saber e quis logo acompanhá-la em todo o processo. Primeiro, Joana Cruz esteve no Hospital dos Lusíadas e depois no IPO. Rapidamente iniciou as sessões de quimioterapia. “Eram 12 ciclos mais quatro. E assim foram. 12 semanas, não seguidas”, contou a radialista.

“Comprei a peruca, de cabelo sintético”

O cabelo começou a partir da terceira sessão. Aí, Joana decidiu rapar o cabelo que restava. “Tal como se espera a chegada de um bebé, também fiz o meu enxoval. Comprei a peruca, de cabelo sintético… Comprei toucas e sobrancelhas.” Aproveitou o lado mais vaidoso para encarar o processo de forma positiva. Confiante, afirmou: “O cabelo volta a crescer e o que importa mesmo é o interior”.

Entrevistada pela produção, a mãe de Joana Cruz contou: “Ela tem lutado como uma guerreira, sempre com um sorriso no rosto. Fui a primeira pessoa a saber da doença. Chocou-me porque é uma doença má, mas tinha a intuição que ia correr bem”. Maria Manuela destacou a coragem da filha. “Nunca a vi chorar. Eu confesso que ainda me deu um bocadinho de mágoa. A minha filha é um dos meus braços, é uma ajuda quando é preciso, uma ‘refilice’ quando é preciso, é uma guerreira, uma coisa boa.”

O segredo para ultrapassar esta batalha tem sido “pôr as coisas de uma forma leve”. Agora, a colega de Daniel Fontoura e Rodrigo Gomes, da RFM, aguarda a cirurgia. “Estou na pausa que acontece no fim dos tratamentos para fazer a cirurgia no fim de agosto”, concluiu.

Texto: Mariana de Almeida Fotos: Redes Sociais

VEJA AGORA:
Carolina Patrocínio arrasada após participar em programa da SIC
Carolina Patrocínio arrasada após participar em programa da SIC
Carolina Patrocínio foi uma das convidadas no “Expresso da Meia Noite”, da SIC Notícias, na qual foi abordado o tema da pandemia. A apresentadora foi duramente criticada após a sua prestação (… continue a ler aqui)

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS