Marido revela últimas palavras de Irina Fernandes

Irina Fernandes morreu há cerca de duas semanas, depois de uma batalha de dois anos contra um cancro. O marido revela agora as últimas palavras escritas pela protagonista da série de reportagens da TVI “O Amor Cura”.

Marido revela últimas palavras de Irina Fernandes

Irina Fernandes morreu há cerca de duas semanas, depois de uma batalha de dois anos contra um cancro. O marido revela agora as últimas palavras escritas pela protagonista da série de reportagens da TVI “O Amor Cura”.

Irina Fernandes morreu há cerca de duas semanas, depois de uma batalha de dois anos contra um cancro. O marido revela agora as últimas palavras escritas pela protagonista da série de reportagens da TVI “O Amor Cura”.

Na página de Instagram Cancer, I Love You, onde Irina Fernandes descrevia o seu dia a dia, Rui Marques começa por explicar que a mulher “escrevia todos os dias”. “Nos últimos tempos, escrevia cada vez menos. As dores, o cansaço, a medicação antidopaminérgica, os opióides, tudo contribuía para lhe esvaziar a motivação para escrever. Mas como ela era mais forte que isso tudo, ela tentava”, recorda.

“E a última coisa que escreveu foi um verdadeiro manifesto à paz interior, ao amor próprio e uma das coisas mais bonitas que li em toda a minha vida. Saber que foi assim que embarcou noutra viagem, é um manifesto à minha paz interior também. Vou partilhar apenas a parte que sei que ela gostaria que o mundo soubesse e que todos e todas que possam estar a passar momentos difíceis e pesados, possam de alguma forma encontrar o norte nas palavras da Irina. São os últimos parágrafos de uma carta que ela escreve a ela própria. Uma carta da Irina do Presente à Irina do Passado com algumas coisas que ela gostaria que a Irina do Passado soubesse. Aqui fica”, anuncia.

Irina Fernandes: “A tua vida não tem sido fácil, mas não é nenhum castigo”

De seguida, transcreve as palavras carregadas de significado de Irina Fermandes: “Tu és boa pessoa, és uma boa menina. És merecedora de todas as bênçãos tal qual todas as outras pessoas. A tua vida não tem sido fácil, mas não é nenhum castigo, é apenas para te enrijecer os ossos pois vais precisar mais tarde. A tristeza e o vazio que sentes vai passar. Não vai durar para sempre. Tu vais conseguir ser muito feliz, como nunca pensaste ser possível ser. Acima de tudo quero que saibas que és boa miúda, tens bom coração, ao contrário do que algumas pessoas que cruzaram o teu caminho te disseram. És amada, és importante e és merecedora de tudo de bom que tens e terás. Segue firme miúda! Tu és maravilhosa! Com amor, Irina”.

Irina Fernandes foi diagnosticada com um cancro na mama, em estadio IV, com metástases no pulmão, em plena pandemia de Covid-19. Nunca baixou os braços e os portugueses comoveram-se com o seu testemunho quando, pela primeira vez, foi ao extinto programa “Dia de Cristina”, de Cristina Ferreira, na TVI, tendo depois protagonizado no mesmo canal a série de reportagens “O Amor Cura”.

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: Instagram

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS