ILGA Portugal entrega prémios em noite de mensagens fortes

A associação ILGA Portugal realizou mais uma edição dos prémios Arco Íris, onde as mensagens fortes se fizeram ouvir

Os prémios Arco Íris, promovidos pela associação ILGA Portugal, distinguem diversas personalidade e instituições que se destacaram na luta contra a discriminação em função da orientação sexual, da identidade de género e características sexuais, no último ano. A 15ª edição decorreu no Estúdio Time Out – Mercado da Ribeira, em Lisboa, e contou com Joana Barrios e Rita Ferro Rodrigues na apresentação. A dupla mostrou-se muito cúmplice ao longo da noite, onde a animação de Joana contrastou com o lado institucional do rosto da SIC.

Dois dos momentos altos e mais aplaudidos da noite foram as entregas dos prémios a Catarina Marcelino e ao grupo de alunos da Escola Secundária de Vagos. Em representação do estabelecimento de ensino estiveram dois alunos, que deixaram uma mensagem forte e emocionante de respeito e igualdade. A escola de Vagos venceu o prémio «Rede ex aequo» atribuído por uma associação de jovens LGBTI, com o mesmo nome do galardão.

Por outro lado, Catarina Marcelino, ex-Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, ganhou um prémio pelo envolvimento pessoal e humano na formulação de políticas de promoção da igualdade efetiva para pessoas LGBTI. Aproveitou o discurso de Oprah Winfrey, nos Globos de Ouro 2017, para enaltecer a luta da instituição.

«Eu acredito que um novo dia está no horizonte, sem armários», referiu a ex-governante.

Mas, os premiados da noite, que levaram para casa troféus criados por Anna Westerlund, mulher do ator Pedro Lima, foram muitos mais: Graça Fonseca, Secretária de Estado da Modernização Administrativa, Rita Porto, Jornalista, Zélia Figueiredo, Psiquiatra, Revista Cristina, de Cristina Ferreira, Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Nacional de Arte Contemporânea e Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Percorra a galeria e veja as fotografias de noite!

Fotos: D.R.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS