As revelações de Filomena Cautela: «Já recebi fotografias de órgãos genitais»

Filomena Cautela abre o coração e fala sobre relações, dos complexos e da auto-confiança que perdeu com a exposição mediática, e do cancro que afetou a mãe.

Filomena Cautela esteve à conversa com Daniel Oliveira no Alta Definição, SIC, emitido este sábado, 15 de fevereiro, e abriu o coração sobre relações, complexos e sobre a auto-confiança que perdeu com a exposição mediática. Além disso, a apresentadora fez revelações sobre o cancro que afetou a mãe.

LEIA DEPOIS
Meteorologia: Previsão do tempo para este domingo

Numa conversa franca, marcada pelo seu icónico sentido de humor, a apresentadora do programa 5 para a Meia-Noite, da RTP, falou ainda falou sobre o seu percurso profissional, nomeadamente sobre a paixão que tem pela apresentação, mas também sobre muitos assuntos do foro mais íntimo.

A conversa começa com Filomena Cautela a dizer que gosta de viver «um dia de cada vez» e que as pessoa tendem a vê-la como «rebelde e irreverente» mas que não se sente dessa forma.

«Sou um bocadinho teimosa. Dizem sempre que eu sou irreverente e rebelde, mas isso se calhar é porque digo mais coisas do que as pessoas estão habituadas. Essa transgressão para mim foi normal. Nunca me senti irreverente ou rebelde. É a minha forma de ser e de estar», diz a apresentadora. «O que me interessa é eu ser feliz e as pessoas que estão perto de mim serem felizes», frisa.

Filomena Cautela assume a sua paixão pela apresentação e considera a televisão uma verdadeira «caixinha mágica» que tem a capacidade de surpreender as pessoas, a qualquer momento.«O que a ‘caixinha tem de mágico é que pode surpreender as pessoas a qualquer momento. [A TV] é um refúgio. As pessoas são felizes a olhar para a TV. Estamos todos a trabalhar para o mesmo, para as pessoas poderem esquecer a conta da luz e estarem ali a curtir connosco», refere.

Os complexos da adolescência: «Tinha vergonha dos ‘mamões’ que tinha»

Filomena Cautela recorda a ‘conturbada’ fase da adolescência, nomeadamente os complexos que viveu com o corpo e com os amores não correspondidos.

«Havia os ‘betos’, os ‘freaks’, e eu não tinha uma forma especial de me vestir, dava-me com todos e depois não me dava com ninguém. Acho que era a menos sexy da humanidade», diz, assumindo que tinha complexos com o corpo.

«As minhas maminhas cresceram muito cedo, mas o resto não, eu não tinha ancas. Eu tinha muita vergonha dos mamões que tinha. Escondia. As minhas amigas usavam decotes, mas eu tinha vergonha», recorda a apresentadora, confessando que teve um amor não correspondido. «Mas não fiquei traumatizada com isso», garantiu.

Sobre a infância, a apresentadora recorda que «mamou» muito pouco. «Mamei muito pouco na boca. Se calhar, por isso é que hoje em dia, mamo mais», diz com o seu característico sentido de humor.

«Já recebi fotografias de órgãos genitais»

Atualmente, Filomena Cautela é uma das apresentadoras mais mediáticas da televisão portuguesa e revela o impacto negativo desta exposição. «A exposição tirou-me ainda mais a autoconfiança. Agora, é mais difícil eu interessar-me por alguém. Não abro a porta», confessa. «Tenho mais pessoas a abordar-me. Já recebi fotografias de órgãos genitais. Não façam isso. É muito desagradável. Não é fixe, mesmo», revela ainda.

A paixão pela televisão começou bem cedo mas sempre achou que o seu futuro iria ser a representação e não a apresentação. «Quando comecei a apresentar televisão, sempre pensei que ia ser atriz, mas depois desiludi-me. Comecei a apresentar e para mim foi revelador. Isto é muito terapêutico para mim», explica a apresentadora.

Os pais não queriam que fosse atriz. «Era péssimo, não se ganhava bem. E depois quando comecei a ganhar algum dinheiro, começaram a pensar de outra forma. Mas depois houve aquela vaga das ‘boazonas’, e aí eles começaram a questionar se era mesmo isto que eu queria… E depois havia a promiscuidade e o assédio deste meio… Disse-lhes que eles tinham de confiar em mim. Eles confiaram que eu seria ‘imune’ a isto tudo», recorda.

Leia a conversa completa aqui.

Texto: Sofia Santos Cardoso

LEIA MAIS
Maria Cerqueira Gomes recebe convite especial: «Anda jantar, namorada»

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS