Os segredos de Festa é Festa e o que ninguém viu na emissão especial da novela da TVI

Festa é Festa viu a sua primeira temporada terminar com um especial de nove horas, transmitido em direto, que misturou ficção e realidade. Uma maratona que envolveu 200 pessoas nos bastidores.

Os segredos de Festa é Festa e o que ninguém viu na emissão especial da novela da TVI

Festa é Festa viu a sua primeira temporada terminar com um especial de nove horas, transmitido em direto, que misturou ficção e realidade. Uma maratona que envolveu 200 pessoas nos bastidores.

Quando idealizou Festa é Festa, um dos objetivos de Cristina Ferreira era realizar uma grande “festa de verão” que misturasse as personagens da trama da TVI e os espectadores. E assim foi no passado sábado, 25 de setembro. Durante cerca de nove horas, o canal de Queluz de Baixo tomou conta da Aldeia Galega da Merceana, localidade no concelho de Alenquer que serve de cenário à história, e tornou real a grande celebração que, na história, se inseriu nas comemorações de aniversário de Corcovada (personagem interpretada por Maria do Céu Guerra).

Montar uma operação desta dimensão envolveu uma média de 200 profissionais – entre os apresentadores da TVI que a conduziram, os atores que a interpretaram e os técnicos que tornaram possível levá-la ao pequeno ecrã. A azáfama fez-se sentir não só Praça do Pelourinho daquela aldeia, onde tudo se realizou, mas também nas centenas de metros que a rodeiam e que foram tomados de assalto por cabos, câmaras e roulottes, onde as estrelas de Festa é Festa se prepararam e os responsáveis da TVI deram forma à emissão.

Leia depois
Bino de Festa é Festa fala da dificuldade em beijar na novela

“Hoje chorei de orgulho”, Cristina

“Isto está melhor do que tínhamos previsto. É muito difícil cruzar a ficção com a realidade. Temos aqui todos os atores, que estão [a entrar em antena] em direto, muito na base do improviso – apesar haja cenas guionadas, que têm de bater certo com o último episódio que vai para o ar à noite”, começou por dizer Cristina Ferreira à NOVA GENTE, segredando à nossa revista o recado dado ao elenco antes do arranque da emissão: “Vocês estão realmente na vossa festa, portanto, é só estarem como se esta fosse a vossa aldeia’. Acho que é aquilo que eles estão a fazer”.

Centenas de fãs da novela líder de audiências conseguiram marcar presença, mas outros tantos ficaram de fora do largo, que estava todo ele rodeado por baias. Nem o sol que se fez sentir durante todo o dia os demoveu. A nossa revista testemunhou que houve quem estivesse mais de uma hora à espera para entrar no centro da ação, sem conseguirem. Os autógrafos, as selfies, as cervejas acompanhadas de farturas ou pão com chouriço e os carrocéis foram uma constante.

Cristina Ferreira acabou, ao final da tarde, por sair da regie, onde passou todo o dia. “O abraço que demos agora foi o mesmo que recebemos ao longo do dia de si. Não tenho vergonha de o dizer: hoje chorei de orgulho. Por todos. Pelo caminho. Por nunca duvidar. Obrigada. E que siga a festa”, confessou. Pode ainda acompanhar na nossa galeria todos os detalhes dos bastidores da festa de “Festa é Festa”. segunda temporada estreia-se esta segunda-feira.

Idosa sente-se mal e os bombeiros são chamados

Entre as centenas de pessoas que marcaram presença nesta grande celebração esteve uma idosa que se sentiu mal. O tempo esteve quente e a senhora sentiu-se indisposta, tendo sido foi socorrida pelos Bombeiros. Acabou, depois de uma primeira assistência, por ser retirada do local. Pode ver aqui a imagem.

Dono da TVI tem uma personagem favorita

Mário Ferreira não faltou à festa na Aldeia Galega da Merceana. O dono da TVI considera a trama idealizada por Cristina Ferreira como “um sucesso estabelecido e será um sucesso maior na próxima edição”, disse referindo-se também à segunda temporada. O presidente do Conselho de Administração da Media Capital e principal acionista da estação de Queluz de Baixo deu também os parabéns ao elenco de “Festa é Festa” e ‘tirou o chapéu’ a toda a equipa, à produção pela logística por montar um espetáculo tão grandioso num espaço pequeno. “É um desafio notável”, confessou.

Mas Mário Ferreira tem uma personagem preferida. “Eu simpatizo com quase todos, mas o Presidente da Junta, o Bino, obviamente! Tem um humor, não sei se é por ter de vez em quando aquele sotaque nortenho”, revelou o dono da TVI ao nosso site, referindo-se à figura interpretada por Pedro Alves. “Gosto imenso dele”, rematou Mário Ferreira. A TVI venceu as audiências nesse sábado com a emissão especial dedicada ao último episódio de “Festa é Festa”. O último episódio da primeira temporada foi programa mais visto do dia.

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: Tito Calado e Reprodução Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS