Dina Félix de Costa sofre de problema de visão: «Posso ser atropelada a qualquer momento»

Dina Félix da Costa revela a razão que a leva a estar muitas vezes com os olhos semicerrados

Dina Félix de Costa sofre de problema de visão: «Posso ser atropelada a qualquer momento»

Dina Félix da Costa desabafou com os seguidores, através do Instagram, sobre o problema de visão de que sofre. A protagonista da série da TVI Amar Depois de Amar revelou que tem hipermetropia e justificou o facto de estar muitas vezes com os olhos semicerrados.

LEIA DEPOIS
Ângelo Rodrigues internado há um mês. Do estado de risco à recuperação

A atriz, de 39 anos, explicou que tem «dificuldade em focar objetos, letras e caras ao perto, entre outros pormenores». No Instagram escreveu: «Quando se é hipermétrope (dificuldade em focar objetos, letras, caras…ao perto entre outros pormenores) às vezes é difícil explicar que, não, não estou a tentar fazer um olhar sensual, mas obrigada por achares que estou. Não, não estou triste, estou só a tentar focar-te para te ver melhor. E não, não posso, não devo, usar óculos ou lentes, só para ler ou estar ao computador».

Atriz pode ser atropelada «a qualquer momento»

Dina Félix da Costa afirmou ainda que os amigos têm noção de que «a qualquer momento pode ser atropelada», porque tem tendência a andar com os olhos mais fechados do que o normal para conseguir ver.

«A verdade é que não me incomoda nada que façam estas perguntas, mas quem me conhece sabe que mais tarde ou mais cedo vou parecer que estou a andar de olhos fechados e que vou ser atropelada a qualquer momento, sim porque também provoco esse ‘alarme’ a quem vai ao meu lado! Bem mas a verdade é que preciso muito de ver os textos que tenho de estudar e decorar e por vezes é um desafio. Lá vou eu aumentar a graduação, mas vou escolher uns óculos muita, muita giros. Em breve mostro os eleitos», terminou.

O que é a hipermetropia?

A hipermetropia é um tipo de dificuldade visual que afeta principalmente a visão ao perto, embora em graus mais elevados afete igualmente a visão ao longe. Esta doença ocorre quando o globo ocular é mais curto ou a córnea apresenta uma curvatura reduzida, de modo a que a luz que entra nos olhos não é focada de modo correto.

A hipermetropia manifesta-se sob a forma de fadiga visual resultante do esforço necessário para se tentar focar as imagens. Esse cansaço é maior na visão para o perto e agrava-se ao longo do tempo, explica o site da CUF.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para esta sexta-feira, 27 de setembro

Texto: Mariana de Almeida| Fotos: Impala e reprodução Instagram

 

Impala Instagram


RELACIONADOS