Cristiano Ronaldo e Ricardinho: Heróis, dentro e fora do campo

Conheça os dois futebolistas que já foram, por cinco vezes, distinguidos como os Melhores do Mundo. Ambos têm o título de Campeões Europeus.

Cristiano Ronaldo e Ricardinho: Heróis, dentro e fora do campo

Conheça os dois futebolistas que já foram, por cinco vezes, distinguidos como os Melhores do Mundo. Ambos têm o título de Campeões Europeus.

Um joga futebol, o outro futsal. Cristiano Ronaldo, de 33 anos, nasceu no Funchal e cresceu no seio de uma família pobre. Também Ricardo Braga vem de uma família com escassos poderes económicos. Nasceu e cresceu em Gondomar. Tanto um como outro fintaram um destino que, pelo nascimento, se adivinhava complicado. Foi no desporto que os dois encontraram o caminho, trilho que têm percorrido e que se tem pautado por um sucesso imparável e além-fronteiras.

Ricardinho, ou O Mágico, como é conhecido, devido aos truques que faz dentro e fora do campo, esteve por duas vezes, aos 13 e aos 22 anos, com um pé no futebol, mas a baixa estatura (1,67 metros) impediu-o de seguir esse sonho. Na altura, não foi fácil e ficará para sempre a dúvida: como teria sido o seu percurso?

LEIA MAIS: Justiça espanhola arquiva um dos processos contra Ruben Semedo

Dedicou-se ao futsal e não quis deixar os créditos por mãos alheias. Jogou em várias equipas portuguesas, nomeadamente no Benfica. Seguiu-se o Japão, depois Moscovo, novamente o Benfica e Japão para terminar o contrato. Atualmente, joga na Inter Movistar, em Madrid. A estreia na Seleção Nacional aconteceu no Europeu de 2007. Em 2018, conquista pela quinta vez o prémio de Melhor do Mundo e também o de Campeão Europeu. Também Cristiano Ronaldo foi já, por cinco vezes, considerado o Melhor do Mundo. Saiu do Funchal com 11 anos, para vir jogar no Sporting, sendo depois contratado pelo Manchester United, seguindo-se o Real Madrid, onde joga até hoje. Em 2016, com a Seleção Nacional de Futebol, conquistou pela primeira vez o título de Campeão Europeu.

Cristiano Ronaldo lesionou-se no último jogo contra a França, em Paris, a 10 de julho de 2016, o que o impediu de terminar a partida, mas a equipa saiu vencedora. E como o destino tem destas coisas, a 10 de fevereiro, no jogo da final de futsal, no qual Portugal jogou contra a Espanha, na Eslovénia, também Ricardinho sofreu uma lesão e foi sem ele que a equipa nacional chegou ao tão desejado título de Campeão Europeu de Futsal.

Texto: Lurdes de Matos; Fotos: Impala e Reprodução Instagram

 

Impala Instagram


RELACIONADOS