Clara de Sousa perseguida e ameaçada. Os casos de outros famosos vítimas de stalking

Clara de Sousa viveu momentos aterrorizantes ao ser perseguida e ameaçada por uma mulher com um martelo. Este poderá ser um caso de “stalking” e, em Portugal, já existem vários famosos vítimas de perseguição

Clara de Sousa perseguida e ameaçada. Os casos de outros famosos vítimas de stalking

Clara de Sousa viveu momentos aterrorizantes ao ser perseguida e ameaçada por uma mulher com um martelo. Este poderá ser um caso de “stalking” e, em Portugal, já existem vários famosos vítimas de perseguição

Clara de Sousa viveu momentos aterrorizantes ao ser perseguida durante três meses e ameaçada de morte. A pivô da SIC, de 54 anos, foi alvo de uma emboscada por parte da mulher, de 39 anos, que a tentou intimidar recorrendo a um martelo, relata o Correio de Manhã.

Big Brother Famosos. Bernardo Sousa é herdeiro milionário e oculta fortuna dentro da casa
O concorrente do “Big Brother Famosos” Bernardo Sousa é herdeiro de uma das famílias mais ricas do arquipélago da Madeira. Dentro da casa, já disse que, se ganhar o “Big Brother”, oferece o dinheiro a Marie (… continue a ler aqui)

A agressora foi detida, pela PSP, na semana passada quando tentava entrar no edifício do Grupo Impresa, em Paço de Arcos, local onde Clara de Sousa trabalha. Estava armada com um martelo e foi detida em flagrante. Mas, antes já tinha saltado para cima do carro pessoal da jornalista, quando esta se encontrava no interior, enquanto a ameaçava de morte. A 8 de março, esta mulher, agora detida, chegou a perseguir Clara de Sousa, de 54 anos, no estacionamento do grupo Impresa.

Este poderá ter-se tratado de um episódio de “stalking”. Em Portugal, já são vários os exemplos de famosos que foram vítimas de perseguição. Conheça-os seguidamente:

Maria Botelho Moniz

Durante “dois ou três anos”, Maria Botelho Moniz viveu num clima de medo constante por estar a ser perseguida e ameaçada por uma pessoa que nunca chegou a conhecer. Maria via-se, muitas vezes, obrigada a pedir ajuda para sair dos estúdios em que estava gravar.

O caso foi parar ao Ministério Público (MP), com uma queixa apresentada pela própria. “Eu era perseguida. Não conseguiram chegar à pessoa”, lamentou Maria Botelho Moniz, acrescentando que a Justiça nunca conseguiu “fazer nada”, quando falou do caso em 2020. O processo, que tinha dado entrada no MP no final de 2012, acabou por não dar frutos e “foi arquivado”.

Joana Cruz

Durante cinco anos que Joana Cruz e a família viveram um autêntico pesadelo, com a perseguição e ameaças por parte de Jorge Lopes, um técnico comercial, de 43 anos. A animadora de rádio acabou por respirar de alívio em 2020, quando o homem foi condenado a cinco anos de prisão efetiva.

O tribunal confirmou os crimes de injúria, ameaça agravada, perseguição e difamação.

Bárbara Bandeira

Bárbara Bandeira tinha 18 anos quando, em 2019, denunciou ser vítima de ‘stalking’ nas redes sociais. “É um assunto que me tem perturbado um bocadinho, principalmente hoje que tenho ligado um bocadinho as peças e percebido o quão grave pode ser esta situação”, começou por dizer. “Vou contar-vos uma história de uma situação que aconteceu com um rapaz que provavelmente tem alguma fixação por mim. Eu sei que ele já esteve em psiquiatras e que sinceramente está a começar de preocupar-me”.

O fã em questão já lhe mandava mensagens há muito tempo e a artista referiu que até já bloqueou várias páginas dele, mas sem sucesso: ele voltava sempre a aparecer. Bárbara dizia, na altura, que os conteúdos das mensagens são assustadores, uma vez que o jovem pensa ter uma relação com ela e fala de suicídio.

Joana Amaral Dias

Joana Amaral Dias também viveu tempos assustadores ao ser perseguida. A revelação foi feita pela própria, no programa À Cara Podre, da RFM, em 2020. A ex-deputada revelou mesmo que chegou a temer pela própria vida.

“Já temi pela minha vida algumas vezes. Uma delas foi bastante grave. Tive um stalker durante muitos anos”, começou por contar. “Eu fazia um programa. Como a maior parte dos programas são, têm um horário regular, uma rotina e, portanto, ele descobriu… e estava ali todas as segundas-feiras à porta do estúdio”.

Joana Amaral Dias contou que, numa situação, o homem que a perseguia conseguiu entrar dentro do estúdio. “Foi um filme de terror… Eu a fugir para o elevador, o segurança foi atrás dele… Foi grave, muito grave.”

Patrícia Tavares

Durante cerca de ano e meio, entre 2010 e 2011, a atriz Patrícia Tavares foi perseguida e ameaçada por Nuno Simões. O caso chegou a tribunal e ficou resolvido em 2014, com o engenheiro civil, de 38 anos, a ser condenado a uma multa e a uma indemnização.

“Faço a minha vida normal e não tenho medo, mas claro que estou sempre atenta, sobretudo pela minha filha [Carolina]. Lembro-a sempre para não estar completamente serena”, referiu numa entrevista no mesmo ano.

António Manuel Ribeiro

António Manuel Ribeiro foi vítima de stalking. Durante seis anos, o líder da banda UHF teve a privacidade invadida e a família ameaçada. “Saía dos estúdios e passava na Fnac do Fórum Almada para espairecer. Comecei a reparar que estava sempre lá a mesma pessoa. Um dia apanhou-me num espetáculo, foi atrás do meu carro e descobriu onde eu vivia. No dia a seguir, começou a traçar o plano da minha vida”, relatou numa entrevista.

A história de António Manuel Ribeiro foi o primeiro caso de “stalking” mediático a chegar aos tribunais portugueses. A arguida, Ana Cristina Fernandes, foi condenada duas vezes: a dois anos de prisão com pena suspensa e a uma multa de 15 mil euros na primeira vez e de 25 mil euros na segunda.

O que é o stalking?

Segundo o site da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), “o stalking/assédio persistente é uma forma de violência definida como um conjunto de comportamentos de assédio praticados, de forma persistente, por uma pessoa contra outra, sem que esta os deseje e/ou consinta”.

A publicação explica ainda que “o/a autor/a destes comportamentos de assédio pode ou não ser alguém que a vítima conhece”.

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Reprodução Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS