Catarina Furtado fala sobre a mãe que sofre de fibromialgia

Catarina Furtado esteve presente esta quarta-feira no programa de Cristina Ferreira e falou sobre a doença da mãe. «A minha mãe não está muito bem», afirmou.

Catarina Furtado fala sobre a mãe que sofre de fibromialgia

Catarina Furtado esteve presente esta quarta-feira no programa de Cristina Ferreira e falou sobre a doença da mãe. «A minha mãe não está muito bem», afirmou.

Catarina Furtado foi uma das convidadas d’O Programa da Cristina, esta quarta-feira, dia 8 de maio, e falou sobre a saúde da mãe. A apresentadora da RTP confessou que Helena Furtado sofre de uma doença que afeta cerca de 300 mil portugueses. «A minha mãe não está muito bem. Tem uma terrível doença que se chama fibromialgia», revelou Catarina Furtado.

DEPOIS LEIA

Previsão do tempo para quinta-feira, 9 de maio

A apresentadora da RTP1 esteve no programa de Cristina Ferreira para apresentar o seu novo livro, Adolescer é Fácil #sóquenão e, depois de os pais surgirem em vídeo, confessou o momento difícil pelo qual a mãe está a passar.

Foi Cristina Ferreira quem questionou Catarina sobre a fase menos boa pela qual Helena Furtado está a passar e, sem revelar grandes pormenores, visivelmente emocionada, o rosto da estação pública de televisão acabou por revelar a doença contra a qual a mãe luta.

O que é a fibromialgia?

A fibromialgia é uma doença degenerativa que afecta cerca de 300 mil portugueses. Os médicos descrevem esta doença, sobre a qual pouco se sabe, como uma «amplificação central da dor». A fibromialgia, que afeta maioritariamente o sexo feminino, é de difícil diagnóstico.

Segundo a definição da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, «a fibromialgia é uma doença que se caracteriza por dor músculo-esquelética generalizada, difusa, muitas vezes migratória e por um aumento da sensibilidade a uma variedade de estímulos que podem causar dor e desconforto, como o esforço, stress ou os ruídos. Pode ter períodos de acalmia ou exacerbação, sendo que a dor e desconforto podem ser flutuantes. Acompanha-se frequentemente de fadiga, alteração do sono, problemas de memória e concentração».

Em Portugal, a ex-apresentadora da RTP Maria Elisa foi das primeiras figuras públicas a assumir ter esta doença. Sónia Tavares, vocalista dos The Gift, também tem fibromialgia. Lady Gaga revelou recentemente que também tem este problema de saúde.

Saiba mais sobre esta doença no site Crescer.

Texto: Raquel Costa; Fotos: Impala e reprodução Instagram

LEIA MAIS

As primeiras fotos do bebé real e as primeiras palavras de Meghan

Temperatura no fim de semana acima dos 35 graus

 

Impala Instagram


RELACIONADOS