Bento Rodrigues emociona-se a «informar alguém de uma perda»

O jornalista da SIC Bento Rodrigues abriu o coração a Daniel Oliveira em 2017, numa entrevista para o Alta Definição retransmitida estes sábado.

Bento Rodrigues emociona-se a «informar alguém de uma perda»

Bento Rodrigues emociona-se a «informar alguém de uma perda»

O jornalista da SIC Bento Rodrigues abriu o coração a Daniel Oliveira em 2017, numa entrevista para o Alta Definição retransmitida estes sábado.

Bento Rodrigues foi o convidado de Daniel Oliveira no Alta Definição emitido este sábado, 28 de março. Numa altura em que a pandemia do novo coronavírus impede a gravação de novos programa, a SIC recordou a entrevista emotiva que o jornalista concedeu em maio de 2017.

Bento Rodrigues começou por falar na infância, afimando ter crescido depressa «por força das circunstâncias». Além disso, o jornalista diz que desde cedo sentiu a necessidade de fazer as coisas por ele, situação que lhe trouxe vantagens quando aos 19 anos se mudou sozinho para Lisboa.

Ao recordar a infância, Bento Rodrigues recordou também o momento em que o medo de perder familiares se tornou real. «Quando sais [de casa] esse sentimento começa a ser mais presente, começas a olhar para isso de outra maneira…no sentido em que como o tempo passa e tu não estás lá tantas vezes, começas a achar que estás a perder muito deles e que se um dia os perderes, quando os perderes não os terás aproveitado como eles mereciam e como tu merecias. Acho que é por aí», confessou.

«E como eu não tenho a sorte da fé, não a soube construir e não a sei sentir, torna tudo mais difícil. Mas tento não pensar muito nisso. O essencial é aproveitar enquanto eles estão cá, fazer o melhor por eles e mover montanhas para que estejam todos confortáveis. Às vezes basta estar presente», continuou.

Pai de Bento Rodrigues e a morte por cancro

A conversa sobre a morte e a perda levou Bento Rodrigues a desafabar sobre o cancro do pai, há cerca de 16 anos. «O meu pai foi diagnosticado com cancro, num estado muito complicado. Segundo as estatíticas ele ira ter uma vida de meses. Mas esse momento, o momento do pânico absoluto, é o momento em que tu dizes: ‘mas nem pensar’. O que estiver na minha mão vai tudo à frente e vamos movimentar o que for preciso no sentido em que esta pessoa ultrapasse esta situação. Se depois, a técnica e a sorte não o permitirem, já não podes fazer nada. Neste caso foi o contrário. A técnica ajudou, o meu pai teve um tratamento execelente, e se calhar houve mais qualquer coisa que ajudou. Não sei se foi sorte, se foi a natureza, mas passaram 14 anos e ele está cá».

A vida profissional e as notícias que o impressionam

Passando para a vida profissional, Bento Rodrigues deixa bem claro que sabe a responsabilidade que é informar o público diariamente. O jornalista confessa ainda que, por vezes, as próximas notícias são o que o impressiona mais, principalmente quando informa alguém da morte de um ente querido.

«O que te impressiona mais quando dás notícias?», questionou Daniel Oliveira. Bento Rodrigues respondeu de imediato: «Às vezes as próprias notícias e principalmente quando és tu o porta voz de uma notícia que vai informar alguém de uma perda».

«Quando tu dizes que há X mortes, tu sabes que do outro lado estão pessoas que vão ficar a saber naquele momento que perderam um pai, uma mãe, um tio, um filho e essa notícia tem a tua cara e isso emociona e impressiona», afirma.

Leia a sua revista sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .

Eis os passos a seguir:

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Texto: Inês Marques Fernandes; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS