António Costa reage a história de bebé que pode morrer se for tocado

No dia seguinte a ter estado n’O Programa da Cristina, Salvador recebeu uma novidade de António Costa, que esteve também no programa da SIC.

António Costa esteve esta terça-feira, 5 de março, n’O Programa da Cristina, da SIC, e a apresentadora aproveitou para interceder a favor de famílias como as de Salvador, que no dia anterior tinha estado na sua «casa». Com ano e meio, este menino é multialérgico, o que faz com que um beijo ou um simples toque possam ser fatais.

«Já hoje me chegou a informação de que o gabinete do primeiro ministro esteve a ver [essa emissão] e já estão a tentar perceber de que forma é que se pode ajudar aquela família. Não são os únicos, há mais. Hoje, quando eu fui ter consigo, falou-me logo disso e há uma grande surpresa: um artigo, no Orçamento de Estado deste ano, que foi já aprovado», anunciou Cristina Ferreira.

O primeiro-ministro acabou por explicar tratar-se do Artigo 221: «Esse artigo diz que, durante este ano, o Governo tem de criar um mecanismo de comparticipação para crianças que, certificado medicamente, provem que são intolerantes à proteína do leite ou à lactose».

Neste momento, recorda, «já há um apoio no âmbito da segurança social como um complemento ao abono de família, que é chamado complemento para a deficiência, mas que está sujeito a condição de recursos e que só é atribuído a pessoas que têm rendimentos baixos». De facto, este complemento foi negado à família de Salvador por esta não reunir as condições necessárias. «Este mecanismo é diferente: é de comparticipação, como existe nos medicamentos (…). Foi proposto pelo grupo parlamentar do PS, aprovado na Assembleia da República. (…) Vai ser através do Ministério da Saúde e estamos a ver como vamos regulamentar. É uma necessidade», complementou.

«Era muito complicado»

António Costa confidenciou ainda que a filha, Catarina Costa, de 25 anos, também é intolerante. «Em pequenina, ela não podia beber leite normal, só bebia um de soja que na altura não havia cá [em Portugal], tinha de vir da Alemanha. Era muito complicado», revela.

«Depois, felizmente, foi conseguindo superar, mas só mais recentemente, quando fez aqueles testes para as intolerâncias, é que percebeu que era muito mais intolerante do que aquilo que nós imaginávamos que fosse. Era uma coisa séria e grave», afirmou.

«As primeiras cheias de esperança»

A família de Salvador reagiu à notícia através da página de Facebook que conta a vida do menino.

Veja a notícia completa aqui

LEIA MAIS

Previsão do tempo para quinta-feira

O último adeus a Jô Caneças: Lágrimas e dor na despedida à socialite

Rosa Grilo conta toda a verdade: «Errei e pago esse erro»

ALERTA | Encontrado amianto em produtos de beleza à venda em Portugal

 

Siga a Impala no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS

António Costa reage a história de bebé que pode morrer se for tocado

No dia seguinte a ter estado n’O Programa da Cristina, Salvador recebeu uma novidade de António Costa, que esteve também no programa da SIC.