Amália Rodrigues faria hoje 100 anos – Missa de ação de graças e mais 4 iniciativas [vídeo]

Centenário do nascimento de Amália Rodrigues, falecida em 1999 e trasladada para o Panteão Nacional em 2001, assinalado hoje com várias iniciativas.

Amália Rodrigues faria hoje 100 anos – Missa de ação de graças e mais 4 iniciativas [vídeo]

Centenário do nascimento de Amália Rodrigues, falecida em 1999 e trasladada para o Panteão Nacional em 2001, assinalado hoje com várias iniciativas.

Amália Rodrigues nasceu em 23 de julho de 1920, embora preferisse celebrar o aniversário em 1 de julho. Hoje, dia em que os registos oficiais dizem que nasceu, Assinala-se oficialmente o centenário do seu nascimento. A diva eterna faleceu em 1999 e foi trasladada para o Panteão Nacional em 2001. Por todo o País, há muito para escolher de entre as iniciativas de homenagem.

Missa de ação de graças por Amália

As celebrações começaram em Lisboa, com uma missa de ação de graças na igreja de S. Vicente de Fora. A eucaristia foi acompanhada por instrumentos de corda e leitura de poemas, contando com os músicos Pedro Marques (guitarra portuguesa), Lelo Nogueira (viola baixo) e Tony Queiroz (viola).

Documentário ‘Eu… Amália’ na RTP

Assinado por Nuno Galopim e Miguel Pimenta, o documentário Eu… Amália é descrito como «um retrato feito pela própria». É exibido pela primeira vez hoje, às 21h00, na RTP1. A partir dos arquivos da estação pública, relembra-se «a sua personalidade, as vivências, as ousadias, as canções, as alegrias e as tristezas e um percurso que levou Amália Rodrigues a todo o Mundo, agora contadas através de momentos em que a fadista se cruzou com a história da rádio» e da televisão.

Inéditos gravados em Paris

A Valentim de Carvalho lança uma caixa com cinco CD que incluem gravações inéditas em Paris, no âmbito do projeto de edição da sua obra completa, liderado por Frederico Santiago. Do material hoje editado, apenas é conhecido o concerto no Olympia, em 1956. Este ano, a discográfica conta ainda editar dois discos, Amália 1970 Ensaios e Busto.

Concerto de Camané e Mário Laginha

No Museu do Fado, às 21h30, Camané e Mário Laginha lembram os «temas emblemáticos» de Amália e Alain Oulman. O concerto pode ser acompanhado nas páginas Facebook do Museu do Fado, da Câmara de Lisboa e da EGEAC.

Ana Moura e Katia Guerreiro na casa de férias de Amália

Na antiga residência de férias da fadista, no Brejão, em Odemira, realiza-se o concerto Bem-Vinda Sejas, Amália, com direção musical de Jorge Fernando, ex-músico de Amália. A componente artística é coordenada pelo fadista e apresentador José Gonçalez. O elenco é constituído por Ana Moura, Jorge Fernando, Ricardo Ribeiro, Katia Guerreiro, José Gonçalez, Marco Rodrigues, Fábia Rebordão e Sara Correia. O concerto terá transmissão em direto na RTP1, às 22h00.

LEIA AGORA
Ferro apresenta voto pelo centenário do nascimento da Diva e parlamento ouve um fado

Impala Instagram


RELACIONADOS