A receita de Fátima Lopes das panquecas perfeitas para os gulosos

Fátima Lopes partilha receita de panquecas com os fãs. A apresentadora da TVI explica passo a passo como deve fazer

A receita de Fátima Lopes das panquecas perfeitas para os gulosos

A receita de Fátima Lopes das panquecas perfeitas para os gulosos

Fátima Lopes partilha receita de panquecas com os fãs. A apresentadora da TVI explica passo a passo como deve fazer

Fátima Lopes não descura do pequeno-almoço e, este fim-de-semana, partilhou com os fãs uma receita de panquecas com ingredientes tradicionais, uma vez que, por vezes, fá-las de uma forma mais saudável.

“Há muitas receitas de panquecas e aqui em casa temos um acordo: umas vezes fazemos panquecas saudáveis, onde substituímos muitos dos ingredientes tradicionais como, por exemplo, a farinha branca por farinha de aveia, o leite de vaca por bebida vegetal de aveia e o óleo vegetal por óleo de coco. Noutras vezes fazemos as tradicionais panquecas. E, desta vez, deixo-vos, precisamente, a receita de panquecas com os ingredientes mais tradicionais. Estas são panquecas que gostamos muito. Ficam fofas, saborosas e até se comem bem passadas umas horas”, revela no seu blog.

Ingredientes:

  • 1 ovo;
  • 125 gramas de farinha;
  • 220 ml de leite;
  • 35 gramas de manteiga;
  • ¼ de chávena de óleo.

Modo de preparação:

  • Bater bem todos os ingredientes;
  • Usar uma frigideira antiaderente e, antes de fazer a primeira panqueca, deve passar um pedacinho de papel untado em azeite. Depois já não é necessário repetir este passo;
  • Usar uma concha para verter o líquido suficiente para fazer cada panqueca. A apresentadora usa “sempre uma frigideira pequenina, que tem a dimensão ideal para fazer um ovo estrelado”.

Dicas para que as panquecas fiquem no ponto:

  • Se achar que as panquecas estão a sair muito baixinhas pode ter leite a mais ou farinha a menos e, nesse caso, pode retificar os ingredientes.
  • Fátima Lopes não coloca nem açúcar, nem sal, mas há quem goste de pôr uma pitada de flor de sal quando confeciona a massa. É uma alternativa.

O que colocar nas panquecas?

“A minha filha gosta de colocar mel e rodelas de banana. O meu filho gosta mais de chocolate derretido e eu fico-me pelo mel ou pelas compotas caseiras. Cá em casa somos adeptos das compotas e geleias. Eu tenho sempre compotas, geleias e mel portugueses. Já conheço as marcas e por isso é fácil de escolher. Outras vezes recebo doces caseiros feitos pela minha mãe e/ou pelas minhas tias”, remata a apresentadora da TVI.

Texto: Ivan Silva; Fotos: reprodução redes sociais

 

Impala Instagram


RELACIONADOS