15 anos de Morangos com Açúcar. Série juvenil estreou em 2003

A 30 de agosto de 2003 estreava a série que mudaria para sempre o panorama televisivo nacional.

15 anos de Morangos com Açúcar. Série juvenil estreou em 2003

A 30 de agosto de 2003 estreava a série que mudaria para sempre o panorama televisivo nacional.

A 30 de agosto de 2003, estreou-se o primeiro episódio da série que viria a revolucionar o panorama televisivo nacional. Morangos com Açúcar foi um verdadeiro fenómeno e um caso de sucesso, sendo apontado como um ‘palco de talentos’.

A série, que era dirigida pelo realizador Hugo de Sousa, era da autoria da Casa da Criação e teve nove temporadas, mais de 2000 episódios e centenas de atores e figurantes, que passaram a ser caras bem conhecidas do pequeno ecrã. Terminou em 2012 e ainda hoje muitos fãs aguardam o seu regresso.

O conceito era simples e apelativo: uma série que retratava as aventuras, dramas, amores e desamores do dia-a-dia dos jovens no ensino secundário. Joana (Benedita Pereira) e Pipo (João Catarré) formaram a primeira dupla romântica desta novela. A partir de então, os finais de tarde nunca mais foram iguais.

Da ‘escola dos morangos’ saíram muitos talentos da representação em Portugal, tantos que é impossível contabilizar. Rita Pereira, Diana Chaves, Sofia Ribeiro, Pedro Teixeira, Cláudia Vieira, Diogo Amaral, Isaac Alfaiate, Lourenço Ortigão, Sara Matos, Pedro Barroso…são apenas alguns deles.

Romance dos guiões, amor da vida real

As paixões faziam parte dos guiões de todas as temporadas de Morangos com Açúcar…e muitas delas passaram da ficção para a realidade! Foi o caso de Pedro Teixeira e Cláudia Vieira, que estiveram juntos quase uma década e tiveram uma filha, Rita Pereira e Angélico Vieira ou Sara Matos e Lourenço Ortigão.

O namoro ‘com mais açúcar’ continua a ser o de Ana Guiomar e Diogo Valsassina. Começou nos bastidores da série, onde curiosamente também formavam um par romântico, e continuou cá fora….e dura há já 12 anos!

A maldição dos ‘Morangos’

As mortes de vários jovens atores assolaram esta série, como foi o caso de Francisco Adam, o eterno Dino, e Angélico Vieira, da banda formada nos Morangos D’ZRT. Ambos os atores morreram em acidentes rodoviários e, na altura, chocaram o país. Rodrigo Menezes e Bruno Simões foram outros atores que morreram e que também participaram em Morangos com Açúcar.

Um dos episódios mais emocionantes que ficou para a memória da série foi a despedida a Francisco Adam.

LEIA AINDA: Hugo de Sousa, o realizador que «está a dar cartas» no Brasil

Veja as fotografias na nossa galeria e relembre alguns momentos da mítica série.

Fotos: Arquivo Impala 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS