Os casos de abuso sexual que aconteceram em reality shows

Um reality show é sempre palco de muitas polémicas. Conheça alguns dos casos mais graves.

Nos últimos dias tem-se falado muito de uma alegada violação que possa ter acontecido na Casa dos Segredos 7. Apesar das suspeitas dos fãs, o abuso sexual de Nuno para com Joana C. não aconteceu. No entanto, há alguns casos polémicos de abusos sexuais em reality shows que foram denunciados e tornados públicos.

Brasil, Espanha e EUA tiveram edições de reality shows onde foram denunciados abusos sexuais. Na 18ª edição de Big Brother Brasil, a relação entre dois concorrentes, pai e filha, gerou muita polémica.

Ayrton e Ana Clara Lima participaram no programa como um só concorrente – tal como João e Pedro na Casa dos Segredos 7 em Portugal – mas a relação que mantinham foi alvo de muita polémica.

Desde beijos na boca a carícias, até ao facto de dormirem na mesma cama, todas essas cenas, transmitidas pela rede Globo, estão a gerar indignação de telespectadores e internautas.

Numa das cenas, em que estão ambos na mesma cama, Ayrton parece fazer movimentos suspeitos com a anca. Estas imagens, que passaram no canal pay per view do reality show, não foram divulgadas pela estação de televisão mas houve várias reações à relação imprópria por parte do público.

Também no Brasil, em 2012, Daniel, de 31 anos, foi expulso do Big Brother Brasil por «grave comportamento inadequado». A decisão da expulsão do concorrente foi tomada após a Polícia Civil do Rio de Janeiro querer apurar a alegada violação cometida por por Daniel numa noite após uma festa regada a álcool na casa.

Na altura, Pedro Bial, apresentador do programa, justificava: «O Big Brother avaliou o comportamento de Daniel sem precipitação, com o máximo cuidado. Analisamos as imagens que evidenciaram uma infracção ao regulamento do programa. Depois de criteriosa avaliação, a direcção do programa entendeu que o comportamento do brother na noite da festa foi gravemente inadequado. Consequentemente, Daniel está eliminado do BBB12».

Em Espanha aconteceu outro caso de abuso sexual em reality shows que foi denunciado pela própria produção de «Big Brother». O escândalo aconteceu em novembro de 2017 quando o responsável da direção apresentou queixa à polícia ao testemunhar a alegada agressão. O concorrente em questão, José María, foi expulso do programa e a vítima, Carlota, foi aconselhada a sair.

 

Já nos EUA, um reality show foi mesmo cancelado após se ter descoberto a alegada violação. O programa era dedicado aos Duggar, uma família associada ao conservadorismo religioso e a violação foi descoberta quando um dos 19 filhos do casal admitiu ter abusado sexualmente de várias menores de idade.

Josh, de 28 anos, assumiu ter abusado de cinco adolescentes, entre elas algumas das suas nove irmãs: «Há 12 anos, quando era adolescente, agi de forma imperdoável. Lamento e arrependo-me profundamente». O reality show esteve no ar entre 2008 e 2015.

Fotos: DR

 

Impala Instagram


RELACIONADOS