Celebridades mortas nunca ganharam tanto dinheiro como em 2022

2022 foi um ano recorde de receitas para as celebridades mortas. De JRR Tolkien a George Harrison, 13 estrelas falecidas arrecadaram qualquer coisa como 1,5 mil milhões de euros.

Celebridades mortas nunca ganharam tanto dinheiro como em 2022

Celebridades mortas nunca ganharam tanto dinheiro como em 2022

2022 foi um ano recorde de receitas para as celebridades mortas. De JRR Tolkien a George Harrison, 13 estrelas falecidas arrecadaram qualquer coisa como 1,5 mil milhões de euros.

O constante aumento de preços tem levado a que muitas áreas acabem por lidar com uma crise que se traduz em receitas menores. Este cenário, comum a muitos países do mundo, dá ainda maior destaque ao que se segue. É que as celebridades mortas nunca ganharam tanto dinheiro como no ano que acabou. Quem o garante é a Forbes que fez um levantamento do dinheiro que 13 celebridades mortas arrecadaram ao longo de 2022.

Leia depois
Filme sobre carreira de Whitney Houston traz à memória dados chocantes da morte da cantora
Numa altura em que estreia filme sobre carreira de Whitney Houston são recordados os detalhes chocantes que constam na autópsia da cantora (… continue a ler aqui)

Estamos a falar de um valor global de 1,5 mil milhões de euros. O que representa um impressionante aumento de 72% em relação a 2021. Aliás, este é mesmo o maior valor de sempre desde 2001, ano que começou a ser efetuado este levantamento. Para se ter uma ideia, nesse ano, os cinco primeiros arrecadaram qualquer coisa como 93 milhões de euros cada.

Existe um aumento de 72% em relação aos valores de 2021

Saltando para a lista deste ano, o primeiro lugar é ocupado por JRR Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Falecido, na sequência de uma pneumonia, em 1973, arrecadou uns impressionantes 467 milhões de euros. Valor que diz respeito à venda da Middle-Earth Enterprises, empresa que opera na área dos direitos de propriedade inteletectual de filmes, jogos e merchandising. O negócio foi feito em agosto e foi a suceca Embracer quem comprou a empresa.

Segue-se Kobe Bryant, que faleceu na sequência de um trágico acidente de aviação em 2020. A antiga estrela da NBA ganhou 373 milhões de euros. Valor que resulta da venda da sua participação na empresa de bebidas Body Armor à Coca-Cola. É mesmo o maior negócio da história do mercado de refrigerantes. O terceiro nome da lista é David Bowie, falecido em 2016. A venda do catálogo do artista rendeu 233 milhões de euros. O próximo é Elvis Presley. 45 anos depois da morte, o rei do rock ainda consegue uma receita de 102 milhões de euros. A maioria da verba tem origem na bilheteira e produtos oficiais de Graceland, a casa do falecido cantor nos Estados Unidos da América.

Lista completa das celebridades mortas que mais dinheiro ganharam em 2022

5 – James Brown | 93 milhões
6 – Michael Jackson | 70 milhões
7 – Leonard Cohen | 51 milhões
8 – Dr. Seuss | 29 milhões
9 – Jeff Porcaro | 23 milhões
10 – Charles Schulz | 22 milhões
11 – Juan Gabriel | 21 milhões
12 – John Lennon | 14 milhões
13 – George Harrison | 11 milhões

Texto: Bruno Seruca

Impala Instagram


RELACIONADOS