Famosos elogiam novo pivô da SIC Notícias: «Estamos a começar a dar os passos certos»

Cláudio França é pivô da SIC Notícias e o rosto do momento. A razão? Por ser «um negro de rastas em frente a um ecrã a apresentar as notícias».

Famosos elogiam novo pivô da SIC Notícias: «Estamos a começar a dar os passos certos»

Famosos elogiam novo pivô da SIC Notícias: «Estamos a começar a dar os passos certos»

Cláudio França é pivô da SIC Notícias e o rosto do momento. A razão? Por ser «um negro de rastas em frente a um ecrã a apresentar as notícias».

Cláudio França é pivô da SIC Notícias e o rosto do momento. A razão? Por ser «um negro de rastas em frente a um ecrã a apresentar as notícias». Foi desta forma que Mariama Barbosa se dirigiu, nas redes sociais, ao jornalista, parabenizando-o e destacando a mudança que parece estar a acontecer na televisão nacional.

«A SIC Notícias fez história. Nunca em toda a minha vida tinha visto um Negro de rastas em frente a um ecrã a apresentar as notícias. Estão todos de parabéns, um pequeno passo para o canal e um grande passo para a Comunidade Negra. Que mudança. Que bom. Que orgulho sinto. Cada vez mais acredito que na vida é só o amor que interessa e mais não digo. Parabéns Cláudio França», escreveu a comentadora do Passadeira Vermelha.

Depressa os comentários se fizeram chegar e muito foram os elogios ao pivô e ao canal. «A cor não interfere na qualidade! Amei esta etapa dada. Vamos conseguir um dia», «Eu emocionei-me quando vi! É sem dúvida um grande passo para a nossa comunidade» e «Não é só um grande passo para a comunidade negra, é um grande passo para toda a comunidade para que todos saibam lidar com as diferenças. É uma vitória vossa e uma vitória de todos os que defendem a igualdade sem preconceito nem racismo. Parabéns SIC» são alguns dos comentários.

Nos comentários é também possível ver-se a referência à jornalista Conceição Queiroz, da TVI, que é africana, como tendo sido a primeira jornalista negra a apresentar um telejornal em Portugal.

Também Carolina Deslandes partilhou na sua conta de Instagram uma mensagem, falando de «inclusão» e «representatividade».

«Apesar de ouvirmos que “somos todos iguais”, a verdade é que ainda há muitas pessoas a quem lhes é imposto um limite nos sonhos, um tecto. Porque puro e simplesmente não vão ter as mesmas oportunidades, porque crescem a lidar com o não, com o “vai ter de esperar”. Este passo, este dia em que um negro de rastas é posto como apresentador de um jornal, é mais do que um passo para a inclusão, para a representatividade. É quebrar esse tecto dos sonhos, é deixar uma comunidade acreditar que pode finalmente ser tudo. Estou muito feliz e muito orgulhosa da SIC. Cláudio, parabéns!», escreveu a cantora.

«Estamos a começar a dar os passos certos»

Ruben da Cruz foi outro rosto conhecido a parabenizar a SIC e destacar as qualidades pessoais e profissionais de Cláudio França, ao dizer que «uma vida sem propósito é uma vida vazia. Este é um dos meus lemas, e uma frase que me orienta diariamente. Quem me segue e conhece sabe o quão fervorosamente defendo a igualdade entre raças e seres humanos. Ajudar a acabar com o racismo é um dos meus propósitos de vida. Erguer e aplaudir as minorias também.

Da mesma forma que antes seria impensável vermos um jornalista sem a barba feita a apresentar um telejornal, hoje a SIC Notícias deu um passo gigante, quanto a mim, e que deve ser aplaudido por todos. Cláudio França é o novo pivô do canal de informação, e eu estou imensamente feliz. Sinto que estamos a começar a dar os passos certos, a aceitar e a ver as pessoas pela sua essência, profissionalismo e talento. Não interessa de onde são oriundas, a cor de pele que têm, se têm a barba feita ou se surgem de rastas.

Se a televisão tem tanto poder ao informar e a moldar opiniões, como sabemos, também esta tem o dever de exibir a diferença com naturalidade e romper padrões. Porque tudo é válido, tudo é bonito, se houver um bom coração, talento, dedicação e trabalho – neste caso, por trás. Parabéns SIC e muita sorte Cláudio França!», pode ler-se na publicação feita nas redes sociais.

Texto: Marisa Simões; Fotos: DR e Reprodução Instagram

 

LEIA MAIS

Meteorologia: Previsão do tempo para domingo, 27 de setembro

Impala Instagram


RELACIONADOS