Adeus, João Ricardo! Amigos e família despedem-se do ator

João Ricardo morreu aos 53 anos. Amigos e família despediram-se esta sexta-feira do ator. Funeral acontece este sábado, 25 de novembro, em Lisboa.

Adeus, João Ricardo! Amigos e família despedem-se do ator

João Ricardo morreu aos 53 anos. Amigos e família despediram-se esta sexta-feira do ator. Funeral acontece este sábado, 25 de novembro, em Lisboa.

A despedida de João Ricardo acontece esta sexta-feira, na Basílica da Estrela, em Lisboa. Este sábado, 25 de novembro, João Ricardo irá para o Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

Gonçalo Diniz, que esteve muito presente durante a batalha contra o cancro de João Ricardo, foi um dos primeiros a chegar à Basílica da Estrela para se despedir do amigo. O ator, visivelmente emocionado, não quis prestar declarações aos jornalistas.

A atriz Isabel Medina disse que vai recordar João Ricardo «como o grande ator e amigo que era».

Marina Albuquerque fez par romântico com João Ricardo na novela da TVI, «Mundo Meu». As gravações coincidiram com o nascimento de Rodrigo. «Foi uma grande comemoração». A atriz. disse que vai recordar a gargalhada do ator, a boa disposição. «Era um grande ator, um grande colega

Miguel Costa confessou que João Ricardo vai estar no seu coração «para sempre». «Ele tinha um coração gigante, uma boa disposição única e uma generosidade enorme. E um exemplo como pai, no melhor dos sentidos».

«Ele não conseguia estar sem trabalhar»

Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa, ao qual pertence a SIC, lamentou a perda prematura de João Ricardo. «O mundo da televisão, do teatro e da cultura… todos perdemos com esta saída de cena muito prematura. O João Ricardo era um amigo não só da cultura e do espectáculo mas também da SIC. Vai ficar sempre na memória de todos nós».

Visivelmente consternada, Gabriela Sobral, que trabalhou com João Ricardo na TVI e, depois, na SIC, disse que esta é uma «perda irreparável». «Estou muito triste. Eu já sabia que ele estava doente. Mas uma coisa é saber outra é conviver com a situação. Eu gostava muito do João. Ele era uma pessoa inacreditável», disse a diretora de programas da SIC. «Ele era um homem mas era um miúdo. Tinha a idade do filho (risos)».

Os sete anos de Gabriela Sobral na SIC coincidiram com os anos em que João Ricardo, ator exclusivo da estação, esteve em praticamente todas as novelas da casa, exceção para «Poderosas». «Ele não conseguia estar sem trabalhar. Mal acabava uma novela, lá estava ele a telefonar-me ‘tu tens de me dar qualquer coisa!’. Porque ele tanto fazia os grandes papéis de comédia como fazia uma ‘perninha’. Ele fazia tudo. Ele não podia deixar de trabalhar».

Gabriela Sobral recordou quando, logo após a operação a um tumor no cérebro, em 2016, o ator lhe disse, ainda no hospital, que queria trabalhar. Pouco tempo depois, o ator integrou o elenco da novela «Espelho d’Água» mas o seu estado de saúde começou novamente a deteriorar-se.

José Eduardo Moniz caracterizou João Ricardo como «um bom homem». «Estava sempre disponível para representar. Ele adorava representar. Perdeu-se um grande ator», disse o consultor para a ficção da TVI.

O velório de João Ricardo ficou manchado por uma alegada altercação familiar, segundo relatou Fernando Ricardo. O pai do falecido ator acabou mesmo por abandonar o velório depois de, alegadamente, ter havido uma troca de insultos entre amigos de João Ricardo e a atual e ex-companheira da estrela da SIC.

Texto: Inês Neves | Fotos: Zito Colaço e Tito Calado

 

Veja mais notícias em destaque

Jornalista submete-se a vidente que diz ler o futuro analisando as nádegas
Jornalista submete-se a vidente que diz ler o futuro analisando as nádegas
Morreu o ator João Ricardo (vídeo)
Olívia Ortiz mostra queimadura grave no corpo em fotos impressionantes
Olívia Ortiz mostra queimadura grave no corpo em fotos impressionantes
É a loucura! Mango com tudo a 70% de desconto
Após serem pais, Cristiano e Georgina mostram foto ternurenta!
Caso Maddie McCann: Nova pista leva investigadores a procurar «mulher de roxo»
Gosta de videojogos. O que podemos pedir mais?

Impala Instagram


RELACIONADOS