Usa papel higiénico? Repense essa opção na hora de ir à casa de banho

Usa papel higiénico? Repense essa opção na hora de ir à casa de banho

Usa papel higiénico ou toalhitas húmidas? Conheça todos os problemas de saúde, principalmente no feminino, que podem surgir de uma higiene inadequada.

Os especialistas avisam: usar papel higiénico não é o suficiente para estarmos bem limpos depois de ir à casa de banho e pode causar problemas de saúde. Fissuras anaishemorróidas e infecções urinárias são alguns dos problemas de saúde incómodos que pode vir a ter se estiver a contar com apenas o papel higiénico para um trabalho de limpeza bem feito.

Porém, há mais! E principalmente para as mulheres. Quantas vezes já sentiu a vagina inchada e dorida? Além de uma doença ou da prática intensiva de sexo, o papel higiénico pode ser a causa do problema.

«O papel higiénico pode irritar a vulva e a vagina, especialmente se tiver pele sensível», confirma o médico ginecologista Pari Ghodsi, citado pelo site Glamour.

É verdade que pode estar a fazer tudo certo e a limpar-se correctamente, mas não custa certificar-se! Conhece todos os problemas causados por uma limpeza inadequada nas idas à casa de banho?

Pequenos cortes

Limpar muito ou com um papel higiénico duro pode criar pequenos cortes na vulva. «O tecido nessa área é muito delicado, então devemos ter a certeza de que não estamos a limpar com papel muito áspero», diz Jessica Shepherd, professora assistente de obstetrícia clínica em Chicago, nos Estados Unidos da América, ao mesmo site. Esses micro cortes podem causar irritação, inchaço e até mesmo uma infecção, se não forem tratados adequadamente, assegura Michael Ingber, urologista. É por isso que os especialistas recomendam que, sempre que possível, lave com água corrente em vez de simplesmente limpar com papel.

Infecções Urinárias

A fisionomia feminina não ajuda neste ponto: a uretra feminina (o local onde sai xixi) é curta e as bactérias não precisam de percorrer um caminho longo para entrar na bexiga. Quando se limpa de trás para a frente pode estar a empurrar partículas fecais, que podem contribuir para uma Infecção do Trato Urinário, para a frente e para dentro da sua uretra, onde podem viajar até a bexiga e causar uma infecção. É por isso que os médicos recomendam: limpe da frente para trás de forma a manter as bactérias mais longe do local onde podem causar problemas.

Inchaço

Muitos papéis higiénicos têm fragrâncias, corantes e outros produtos químicos que podem irritar a pele e fazer com que inche, diz o urologista ao mesmo site. O médico explica ainda que se o papel higiénico é branco pode conter vestígios de lixívia, o que pode incomodar a vagina. A limpeza excessiva também pode ser prejudicial diz o ginecologista Ghodsi. Se notar um inchaço vaginal, uma das opções opção é tentar usar um papel higiénico mais macio.

Infecções fúngicas

Outra razão para evitar papel higiénico perfumado: os produtos químicos também podem atrapalhar o pH normal da vagina e levar a uma infecção por fungos, diz a médica Jessica Shepherd. Se considera que o papel higiénico pode ser a causa de infecções repetidas, mude para um que seja hipoalergénico, recomenda o ginecologista.

Nesta batalha de papel higiénico contra toalhitas húmidas no momento da verdade na casa de banho não são só os médicos quem opina.

Will.i.am, dos americanos The Black Eyed Peas, usa um truque simples para defender a eficácia das toalhitas, conta à revista Elle americana.

«Pegue num pedaço de chocolate, esfregue-o no chão e depois tente limpá-lo com papel higiénico seco. Vai ficar com chocolate nas ranhuras do chão», afirma.


RELACIONADOS

Usa papel higiénico? Repense essa opção na hora de ir à casa de banho

Usa papel higiénico ou toalhitas húmidas? Conheça todos os problemas de saúde, principalmente no feminino, que podem surgir de uma higiene inadequada.