Os 5 alimentos que aumentam a inteligência

Já parou para pensar que pode aumentar o potencial da sua mente à mesa? Afinal, não são só os olhos que também comem, os neurónios adoram petiscar.

Os 5 alimentos que aumentam a inteligência

Os 5 alimentos que aumentam a inteligência

Já parou para pensar que pode aumentar o potencial da sua mente à mesa? Afinal, não são só os olhos que também comem, os neurónios adoram petiscar.

Tudo, mas mesmo tudo, o que compõe o seu cérebro vem da alimentação. São as proteínas, os hidratos de carbono, as gorduras, os sais minerais e as vitaminas que mantêm as células vivas e a funcionar na perfeição, potenciando a inteligência.

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Para ter um cérebro saudável é necessário optar por uma alimentação diversificada, equilibrada e, por que não, deliciosa. Conheça a selecção dos cinco melhores e mais saborosos alimentos para os neurónios.

Chocolate

Todos os motivos são bons para devorá-lo, mas se quiser uma boa desculpa para quebrar a dieta, desculpe‑se com a ciência. Segundo um estudo da Universidade de Nottingham, comer chocolate puro estimula um acréscimo de sangue ao cérebro.

Este alimento conta com numerosas substâncias químicas, que têm uma reacção positiva no cérebro, deixando as pessoas com mais capacidade para recordar informação.

Peixe

Os mais ricos em ómega-3 (como o salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta) podem fazer maravilhas pela sua inteligência.

Parte significativa do cérebro, nervos e retina dos olhos é composta de cadeias longas polinsaturadas de ómega-3, como as encontradas no óleo do peixe, que são essenciais para um óptimo desenvolvimento do cérebro, olhos e sistema nervoso. Há estudos que comprovam que quanto mais peixe comermos, menor será o risco de ter doenças degenerativas.

Ovos

Há uns anos, os ovos tinham muito má fama entre os alimentos, por causa da saúde cardiovascular. A gema é rica em colesterol e a ciência confirma que o consumo de ovos em exagero pode ser nocivo à saúde.

Todavia, estudos recentes demonstram que ao privar-se destes a sua dieta pode piorar. A gema contém ainda colina, um nutriente vital para o bom funcionamento do cérebro. Para além disso, o ovo é uma excelente fonte de triptofano, o aminoácido percursor da serotonina, substância associada à sensação de bem-estar.

Morangos e mirtilos

São notícias maravilhosas. Estes dois frutos silvestres provocam uma melhoria considerável na concentração, coordenação motora e memória.

Há pesquisas a comprovar que os mirtilos protegem o cérebro dos efeitos de deterioração associados à doença de Alzheimer e por acção do envelhecimento, como perda da memória a curto prazo.

Também vale a pena destacar os nutrientes dos morangos, como a vitamina C. Estes também são ricos em potássio, iodo, manganelo, vitaminas do grupo B e ómega-3 e fibras, que o seu cérebro adora.

Café

É claro que tudo o que é em excesso faz mal, mas se tomar café moderadamente (especialmente ao pequeno-‑almoço) há muitos benefícios para o seu cérebro, já que a cafeína é um potente estimulante do sistema nervoso central.

E o “café”, “bica” ou “simbalino” não é só cafeína, também tem lactonas, muito importantes para estimular o cérebro humano. Estes grãos de aroma intenso estimulam o sistema de vigília do cérebro, actuando nos neurónios e dando condições ao cérebro de trabalhar com maior atenção. O café auxilia, ainda, a memória e a concentração.

Dicas para ‘aumentar’ a inteligência

1. O pequeno-almoço é a refeição mais importante para o cérebro, como tal, é obrigatório;

2. Coma alimentos integrais ou crus e evite os refinados, brancos ou demasiado cozidos;

3. Ingira, pelo menos, cinco porções, por dia, de fruta e hortaliça;

4. Consuma quatro porções diárias de cereais completos, como arroz, aveia ou trigo;

5. Combine os alimentos proteicos com os que têm hidratos de carbono, como, por exemplo, fruta com nozes;

6. Prefira o óleo de semente de linho, de girassol ou de sésamo para temperar as saladas;

7. Evite os fritos e os salgados.

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