5 cuidados que deve ter durante este verão

Estamos a poucos dias do verão e o tempo quente já se faz sentir. Deixe que lhe perguntemos: tem tido cuidado?

5 cuidados que deve ter durante este verão

5 cuidados que deve ter durante este verão

Estamos a poucos dias do verão e o tempo quente já se faz sentir. Deixe que lhe perguntemos: tem tido cuidado?

O tempo quente não é só um momento para se divertir e aproveitar as roupas frescas, mas também um momento de cuidados adicionais. O uso de protetor solar e o aumento da ingestão hídrica são apenas dois exemplos dos cuidados a manter durante o verão, mas temos mais.

Siga os cuidados abaixo para ter um verão livre de problemas.

 

Cuidados obrigatórios durante este verão

1. Beba muita água, mesmo quando não tem sede

Esta é uma recomendação para todas as estações do ano, mas no verão deve reforçar esta ingestão hídrica, mesmo quando não sente sede. Pode aumentar o consumo de frutas e legumes para conseguir o equilíbrio a nível de hidratação.

Mas porque razão a hidratação é tão importante no verão?

O tempo quente promove a transpiração, levando à perda de água com mais facilidade. Devido ao aumento dessa perda, será necessário aumentar o consumo de água para manter o equilíbrio e evitar a desidratação.

Este cuidado é importante no dia-a-dia, mas ainda mais importante se for para a praia. Tenha sempre água consigo!

A nível de alimentação, opte por refeições leves, várias vezes ao dia. Esta pequena atitude irá ajudar imenso no equilíbrio do seu corpo durante o verão.

2. Proteja sempre a sua pele

Quando se fala em proteger a pele, a primeira coisa em que se pensa é o uso de protetor solar.

Escolha a opção que melhor se adequa à sua pele – aconselhamos FPS igual ou superior a 30 –, aplique meia hora antes de sair e renove a cada duas horas, principalmente se for para a praia ou piscina. Após ir à água, também deve renovar o protetor solar.

Mas o uso de protetor solar é apenas um dos cuidados para com a sua pele. Para uma melhor proteção, evite as horas de maior calor e procure sombra para se proteger do sol. Lembre-se que a sombra de algumas estruturas – como árvores, coberturas, entre outras – não protegem a sua pele a 100%.

Se tiver a possibilidade de se agendar para os horários de menor calor, faça-o. Este comportamento não irá apenas proteger a sua pele, mas também evitar a desidratação.

3. Use roupa adequada ao tempo quente

O nosso conselho é escolher roupas que evitem a exposição da sua pele – como camisolas de manga comprida e calças –, mas, claro, sempre frescas. Desta forma tem outra barreira de proteção para a sua pele.

Aconselhamos, ainda, o uso de óculos de sol e de chapéus com abas largas.

Ainda com o objetivo de se manter fresco, opte por calçado adequado ao verão. Na Holyart, uma loja online com produtos de qualidade, pode encontrar sandálias 100% artesanais feitas por Monges a 79€.

4. Redobre os cuidados com a sua higiene

A proliferação de fungos e bactérias é muito comum durante o verão, pois existem menos cuidados do que os necessários.

Para evitar estes problemas durante o tempo quente, tome mais atenção à sua higiene, use roupas íntimas adequadas, evite ficar muito tempo com a roupa de praia molhada e, mesmo durante a noite, opte por roupas confortáveis e frescas.

5. Mantenha o distanciamento social, mesmo na praia

Apesar de não ser um cuidado a ter durante todos os verões, sem dúvida é muito importante no verão de 2020. Devido à pandemia que atravessamos, é essencial manter alguns cuidados a nível de distanciamento social.

O que é aconselhado em Portugal é manter o distanciamento físico de 1,5 metros entre pessoas que não façam parte do mesmo grupo e de 3 metros entre chapéus de sol, toldos ou colmos. Existem, também, alguns cuidados a serem tidos durante as atividades em grupo nas praias.

Deve evitar deslocar-se para outra zona da praia quando existe um elevado número de pessoas e manter as regras de segurança no bar da praia – nomeadamente usar calçado, desinfetar as mãos e manter a distância de segurança.

Para mais informações sobre os cuidados a ter na praia durante a pandemia, pode visitar o website da Agência Portuguesa do Ambiente.

Aproveite o verão com todos os cuidados necessários.

Impala Instagram


RELACIONADOS