4 benefícios físicos e psicológicos do yoga

O yoga é uma prática com inúmeros benefícios para o ser humano e que pode contribuir, até, para melhorar a experiência quotidiana em tempo de pandemia. Conheça alguns dos seus benefícios.

4 benefícios físicos e psicológicos do yoga

4 benefícios físicos e psicológicos do yoga

O yoga é uma prática com inúmeros benefícios para o ser humano e que pode contribuir, até, para melhorar a experiência quotidiana em tempo de pandemia. Conheça alguns dos seus benefícios.

Ao longo dos anos, várias modalidades têm começado a ganhar adeptos em Portugal e uma delas é o yoga.

Mais do que simplesmente uma forma de exercício, o yoga é considerado, pelos praticantes, uma verdadeira corrente filosófica, que motiva o relaxamento e o bem-estar, bem como a consciência do corpo e da natureza ao redor.

Praticada ao ar livre, em espaços fechados (como ginásios) ou até em casa, esta é uma atividade adaptável a qualquer estilo de vida e que se coaduna perfeitamente com as necessidades atuais, perante a pandemia do Covid-19.

Independentemente de decidir começar com aulas online ou juntar-se aos grupos no outdoor, o importante é que conheça todos os benefícios que a prática pode ter para si.

Hoje, listamos alguns desses benefícios. Venha conhecê-los.

1. Combate a ansiedade

A ansiedade tem sido um grande problema nos nossos dias e existem alguns aliados no combate a este sentimento.

Elementos naturais, como a valeriana ou canabidiol, por exemplo, têm sido apontados como boas formas de combater a ansiedade neste tempo inusual mas o exercício – e particularmente exercícios como o yoga – também é um aliado de peso.

Na verdade, existe quem considere que, para cumprir a finalidade do combate à ansiedade cbd e yoga se tratam da melhor combinação.

2. Ajuda a combater inflamações e melhora a saúde do coração

A prática de yoga não é importante apenas para a saúde mental mas também pela forma como, com os seus movimentos, promove o combate às inflamações corporais e ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Alguns estudos já relacionaram esta prática com uma menor propensão para doenças como o enfarte do miocárdio ou o AVC.

3. Melhora a força, a flexibilidade e o equilíbrio

Pelas caraterísticas do próprio movimento executado no yoga, o corpo humano acaba por sofrer diversas melhorias. As principais referem-se à força, à flexibilidade e ao equilíbrio.

Ainda assim, vale também a pena ressaltar que este tipo de exercício promove a tonificação corporal, ajudando a queimar gordura e motivando o aparecimento de massa magra.

O seu foco na respiração ajuda também a que se ganhe maior consciência do corpo e da envolvente e promove a prevenção de doenças respiratórias.

4. Ajuda a combater a dor crónica e aumenta a qualidade de vida

A melhoria da qualidade de vida é outro dos benefícios desta prática, sendo a mesma muito procurada por pessoas que sofrem de patologias como a fibromialgia e que, por isso, têm dores crónicas.

Ao promover o alongamento muscular, esta prática promove o alívio da dor e uma melhor resposta corporal.

A produção da melatonina contribui também para melhorar a qualidade de vida, uma vez que melhora o sono, o que, por si só, é um forte aliado da sensação de conforto. Além disso, pela sua componente espiritual, o bem-estar torna-se ainda mais evidente.

Impala Instagram


RELACIONADOS