Declare guerra às rugas!

Declare guerra às rugas!

Basta seguir rituais de limpeza e hidratação, proteger-se do sol e usar alguns alimentos como escudo contra os radicais livres.

Ninguém escapa à passagem do tempo e o elixir da juventude não existe… Por isso, está nas suas mãos atenuar os sinais da idade. “O envelhecimento cutâneo reflecte hábitos que tivemos ao longo da vida, mas também é verdade que é influenciado pela nossa carga genética”, explica Paulo Santos, dermatologista.

Prevenir continua a ser a melhor “arma” e, de acordo com o especialista, “inserir no dia-a-dia rituais de limpeza e hidratação, uma boa alimentação, a prática de exercício físico e um sono de qualidade” são atitudes recomendadas. Se ainda tem dúvidas em relação a hábitos a adotar, leia a resposta do dermatologista e entre nesta batalha para ganhar!

 

Cuidados adaptados à idade:

Dos 20 aos 29 anos

“Evitar o excesso de sol, tabaco e álcool é importante, pois aceleram o envelhecimento.A partir dos 25/30 anos, a pele começa a apresentar sinais de flacidez, perdendo, em média, um por cento da produção de colagénio. É a altura certa para investir num creme preventivo. Os cuidados básicos são: limpeza e tonificação diárias; esfoliação (uma ou duas vezes por semana); e uso de filtro solar com activos hidratantes, como vitamina C e ácido hialurónico. Hidratar a área dos olhos, se usa muita maquilhagem.

Dos 30 aos 39 anos

É o momento de investir em cremes anti-idade. Neste período, costumam surgir as primeiras rugas finas ao redor dos olhos, na testa e no sulco entre as bochechas e os lábios. Os cuidados básicos são: limpeza; tonificação (evite produtos com álcool); esfoliação; e hidratação moderada no rosto e na área dos olhos.

Dos 40 aos 50 anos

A hidratação é essencial, pois a mulher começa a sentir os efeitos da menopausa. A diminuição do estrogénio e da progesterona podem deixar a pele flácida e com menos contornos faciais. Os melhores produtos são os que contêm ácido retinóico ou glicólico e substâncias ricas em antioxidantes, como as vitaminas C e E, que renovam a pele, desaceleram a ação dos radicais livres e amenizam as rugas. Por promoverem uma esfoliação, deixam a pele preparada para absorver os cremes anti-idade e clareiam as manchas causadas pelo sol. Os cuidados básicos são: limpeza, tonificação e esfoliação; hidratação intensa; ácido retinóico ou glicólico (uso noturno) alternado com cremes anti-idade.

Após os 50 anos

Continuam os cuidados da fase anterior, mas é altura de intensificar a composição dos produtos e associar os tratamentos dermatológicos com técnicas de rejuvenescimento cutâneo, como peeling, botox, laser ou cirurgia.“

 Rituais que ajudam a prevenir as rugas

– Beba um litro de água diariamente e faça uma alimentação rica em verduras, frutas e alimentos à base de fibras;

– O filtro solar ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta, o que reduz as queimaduras solares e outros danos à pele;

– A limpeza é fundamental para eliminar células mortas, resíduos de poluição e maquilhagem;

– Nunca durma sem retirar a maquilhagem, está a prejudicar a saúde da pele;

– O tónico protege da acção dos radicais livres, ajuda a reduzir a aparência de poros dilatados e uniformiza a textura da tez;

– A esfoliação elimina impurezas, mas também estimula a renovação natural de células;

– Procure criar condições para um sono de qualidade, no mínimo sete horas, e que não ultrapasse as nove;

– O uso adequado do hidratante faz a reposição da humidade, eliminando tensões e suavizando rugas. Na aplicação devem ser realizados movimentos circulares para melhorar o resultado.


RELACIONADOS