Cientista explica cuidados a ter com cabelo após os 50 anos

A cientista Jackeline Alecrim explica como acontece esse envelhecimento, além de deixar algumas dicas para amenizá-lo.

Cientista explica cuidados a ter com cabelo após os 50 anos

Cientista explica cuidados a ter com cabelo após os 50 anos

A cientista Jackeline Alecrim explica como acontece esse envelhecimento, além de deixar algumas dicas para amenizá-lo.

Sabia que o cabelo também envelhece? Pois é. Com o passar dos anos, de forma bastante natural, o nosso corpo envelhece como um todo. Entre essas mudanças, o envelhecimento do couro cabeludo e, claro, dos cabelos. A cientista e empresária do ramo da saúde e beleza Jackeline Alecrim explica como acontece esse envelhecimento, além de apontar alguns cuidados a ter após os 50 anos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), assim como a pele, também os fios de cabelo envelhecem devido à exposição constante a raios ultravioleta (sol), poluição, fumo, stress, deficiências nutricionais e químicas capilares. Segundo a especialista, após os 35 anos perde-se progressivamente cerca de 5% da densidade capilar por ano. “Diante dessa perda progressiva da densidade é necessário o cuidado ainda mais forte com o couro cabeludo, já que os fios podem ficar ainda mais secos diante da aplicação de tinta para esconder os fios brancos, por exemplo”, disse.

Dicas para atenuar envelhecimentos do cabelo

Cientista Jackeline Alecrim descobre tratamento contra queda de cabelo
Cientista Jackeline Alecrim

Com a diminuição na fase de crescimento capilar que também acontece com o passar dos anos, os cabelos já não têm tanto tempo para crescerem e ficarem fortes. Para além disso, os fatores externos também aceleram o envelhecimento e o embranquecimento dos cabelos. As principais características do envelhecimento capilar que podem ser pontuadas são a diminuição na quantidade dos fios, a mudança na coloração, o diâmetro, a curvatura e a composição estrutural dos lipídeos na haste, tornando os fios mais secos.

As alterações estruturais dos fios podem ser atenuar com o uso de protetor solar, máscaras reparadoras e de complexos vitamínicos. “Já existem produtos no mercado que, com fórmulas inovadoras, possibilitam a prevenção do afinamento dos fios. Os produtos também podem aumentar a vascularização do couro cabeludo, melhorando assim a chegada dos nutrientes que são necessários, além de acelerar a reposição de novos fios e reduzir a queda capilar evitando que o cabelo fique ‘ralo’ e sem vida”, finalizou.

Misturar café no champô faz mal ao cabelo? Cientista responde
A cientista Jackeline Alecrim esclarece alguns dos mitos associados ao uso de café no cabelo. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS