Turismo regressa lentamente após o pior ano da história para o setor

Breve recuperação no verão de 2020 alimentou esperanças de recuperação rápida para o turismo, que acabaram frustradas com cada nova vaga da pandemia. Neste ano, porém, o setor parece finalmente estar a florescer com vigor.

Turismo regressa lentamente após o pior ano da história para o setor

Saídos do pior ano da história do Turismo, 2021 não registou grandes melhoria, pois as viagens permaneceram moderadas perante a ameaça persistente representada pela covid-19. De acordo com a Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNWTO), as receitas de exportação do setor (incluindo receitas de transporte de passageiros) permaneceram muitíssimo abaixo dos níveis pré-pandemia em 2021, marcando a segunda perda de milhares de milhões de euros.

Para ler depois
Turismo em Portugal pode ultrapassar níveis pré-pandémicos em 2023
O Conselho Mundial de Viagens e Turismo afirmou hoje que o setor de viagens e turismo vai impulsionar a recuperação económica em Portugal, ultrapassando os níveis pré-pandémicos em 2023 (… continue a ler aqui)

Embora a breve recuperação nos meses de verão de 2020 tenha alimentado as esperanças de uma recuperação rápida para o setor, essas esperanças foram frustradas a cada subsequente nova vaga da pandemia. E, apesar de um lançamento global recorde de vacinas, os especialistas em viagens lutaram para permanecer otimistas em 2021, já que os governos mantiveram muitas restrições no seu esforço para conter a disseminação de novas variantes potencialmente mais perigosas do coronavírus.

Especialistas em Turismo consideravelmente mais confiantes

A meio de 2022, o otimismo finalmente voltou ao setor, já que a procura por viagens está a aumentar em muitas regiões. De acordo com o mais recente Barómetro da OMT, os especialistas do setor estão agora consideravelmente mais confiantes do que no início do ano, com 48% dos participantes do painel de especialistas a esperarem uma recuperação completa do setor em 2023, acima dos 32% em janeiro. 44% dos especialistas do setor consultados ​​ainda acham que teremos de aguardar por 2024 – ou mais – para o turismo retomar os níveis pré-pandemia, outra melhoria notável em relação aos 64% em janeiro.

Infographic: Optimism Slowly Returns to the Tourism Sector | Statista

Statista

Impala Instagram


RELACIONADOS