Streaming impulsiona lucros da indústria da música

Número recorde de receitas nos serviços de distribuição digital indicam que o futuro da música está nas assinaturas de streaming.

Streaming impulsiona lucros da indústria da música

Streaming impulsiona lucros da indústria da música

Número recorde de receitas nos serviços de distribuição digital indicam que o futuro da música está nas assinaturas de streaming.

O ano 2021 foi bom para a indústria da música. De acordo com o último Global Music Report da IFPI, as receitas mundiais de música gravada totalizaram 234 mil milhões de euros no ano passado, um aumento de 18,5% em relação ao total de 20,2 mil milhões do ano anterior. Isto marca o sétimo ano consecutivo de crescimento para a indústria da música global, após quase duas décadas de declínio gradual.

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Curiosamente, a transição para a distribuição digital alimentou o declínio da indústria da música e ajudou a pará-lo. Após a era de ouro dos compact discs (CD), que impulsionou as receitas mundiais da música a níveis sem precedentes na década de 1990, o advento do MP3 e da partilha de arquivos atingiu a indústria da música como um terremoto. Entre 2001 e 2010, as vendas de música física caíram mais de 60%, eliminando 13 mil milhões de euros em receitas anuais. Durante o mesmo período, as vendas de música digital cresceram de zero para 3,7 mil milhões de euros, o que não foi sequer suficiente para compensar a queda nas vendas de CD. A adoção generalizada de serviços de streaming, porém, acabaria por mudar a sorte da indústria da música.

De acordo com dados publicados pela IFPI, a indústria da música atingiu o fundo do poço em 2014, quando a receita atingiu 13,1 mil milhões de euros em 20 anos, pouco mais de 9 mil milhões a menos do que 15 anos antes, quando as vendas físicas de música totalizaram 22,2 mil milhões, durante o auge da era do CD. Após alguma hesitação inicial da indústria da música em adotar serviços de streaming, editoras e músicos parecem ter finalmente aceitado a procura dos consumidores – o futuro da música está na distribuição digital. No ano passado, a música digital foi responsável pela maior parte das receitas mundiais de música, com os serviços de streaming a responderem por 65% do total da indústria. De acordo com a IFPI, 523 milhões de pessoas usavam assinatura paga de streaming de música até ao final de 2021 e as receitas de streaming são agora consideravelmente maiores do que as vendas de downloads digitais.

Infographic: Streaming Drives Global Music Industry Resurgence | Statista

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