Quanto gastaram as 5 principais ligas de futebol para a época 2022/23

Os clubes de futebol da Premier League – escalão profissional mais elevado em Inglaterra – gastaram três vezes o total de todos os clubes da Série A italiana, segunda mais gastadora das ‘big five’.

Quanto gastaram as 5 principais ligas de futebol para a época 2022/23

Encorajados por novos acordos de transmissão no valor de cerca de 13,47 mil milhões de euros nas próximas três temporadas, os clubes da Premier League surfaram uma onda de gastos sem precedentes neste verão. Quebraram, de resto, o anterior recorde de 2017. De acordo com o Transfermarkt, os 20 clubes da primeira divisão da Inglaterra gastaram o total de 2,24 mil milhões de euros nesta janela de transferências.

Para ler depois
Rainha Isabel II, a monarca mais admirada dos últimos 70 anos
Com o desaparecimento da rainha Isabel II, terminou o mais longo reinado da Grã-Bretanha. Imensamente orgulhosa do seu povo, pertencia afinal ao mundo, e o mundo lamenta agora a sua morte (… continue a ler aqui)

Enquanto os clubes de outras ligas europeias foram muito mais cautelosos nos gastos em comparação com os anos pré-pandemia, os clubes da Premier League não mostraram sinais de preocupação, gastando livremente – e às vezes indiscriminadamente – para se manterem competitivos no que é a liga de futebol mais prestigiada e seguida do mundo. O Chelsea, vencedor da Liga dos Campeões de 2021, que teve um início de temporada dececionante, foi o que mais gastou no primeiro período de transferência sob nova propriedade norte-americana.

Os clubes da Premier League gastaram três vezes o total dos clubes da Série A italiana, a que mais se aproximou da Premier League, com um gasto total de 749 milhões de euros. Em termos de gastos líquidos – ou seja, receitas de transferência menos gastos –, a primeira divisão inglesa destaca-se ainda mais. Com um saldo negativo de transferências de 1,35 mil milhões de euros, está a anos-luz das ligas rivais, já que nenhuma delas teve gastos líquidos coletivos de 52 milhões de euros negativos.

Enquanto clubes de Espanha, Itália, Alemanha e França – países cujas ligas constituem, a par dos da inglesa, os big five – estão felizes por receber o dinheiro da Premier League, especialmente porque muitos deles lutam financeiramente após a covid-19, o abismo de gastos também destaca um desequilíbrio perigoso no futebol europeu. Se as atuais condições forem mantidas, todas as outras acabarão terão importância periférica, ou seja, fornecedoras de talentos para clubes ingleses. Inevitavelmente, a integridade das competições europeias sofrerá.

Infographic: Premier League Spending Spree Exposes Financial Gulf | Statista

Statista

Impala Instagram


RELACIONADOS