Portugueses são dos europeus que mais têm gatos em casa

Os portugueses estão entre os europeus que mais gostam de ter gatos em casa, mas há países em que quase metade dos lares possuem os nossos matreiros companheiros.

Portugueses são dos europeus que mais têm gatos em casa

Com base nos mais recentes dados da FEDIAF (Federação Europeia da Indústria de Alimentos para Animais de Estimação), os gatos são os animais de estimação mais comuns na Europa, com cerca de 113,6 milhões de felinos mantidos como animais de estimação em lares europeus em 2021, muito mais do que cães. Isto representa um ligeiro aumento em relação aos anos anteriores, indicando o contínuo crescimento do apelo dos gatos como companheiros.

Para ler depois
Quem tem um gato ou mais também tem mais encontros e é considerado mais atraente

Não existe um padrão geográfico acentuado quando se trata de ter gato em casa na Europa, mas 20 a 40 por cento das famílias possuem pelo menos um gato. Contrariamente ao esperado, principalmente a Grécia (13%), mas igualmente a Turquia (14%) têm a menor parcela de domicílios na Europa que possuem um gato. Curiosamente, Atenas e Istambul são conhecidas por ter uma grande população de gatos vadios.

Em cada dez casas portuguesas 3 têm gatos

gatos em portugal e na europa
Percentagem de gatos em lares europeus é mais alta na Roménia

A maior proporção de domicílios com gato pode ser encontrada na Roménia. Quase metade das famílias romenas possuem pelo menos um gato, valor muitíssimo mais elevado do que qualquer outro país europeu, como, por exemplo, o nosso país (32%). Os romenos não amam apenas gatos, também amam cães, já que 45% dos lares romenos possuem pelo menos um cão, o que também representa a percentagem mais alta da Europa.

No geral, os dados de 2021 da FEDIAF sugerem que a posse de gatos continua a ser uma prática generalizada – e duradoura – na Europa, com milhões de famílias por todo o continente a desfrutarem da companhia de amigos felinos. Se você é amante de gatos e está a pensar em adotar pela primeira vez, não há como negar o vínculo especial que pode desenvolver-se entre os humanos e estas criaturas fascinantes.

Já agora, se este artigo lhe aguçou a curiosidade em relação a quem na Europa mais gosta de gatos, espreite aqui.

Junte-se a nós no Facebook

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS