Pipoca Mais Doce é a influenciadora digital com maior notoriedade espontânea

A Pipoca Mais Doce – Ana Garcia Martins – continua a dominar ranking de influenciadores digitais mais conhecidos. No critério de empatia, portugueses elegem Guilherme Cabral, Guilherme Duarte e Guilherme Geirinhas como aqueles com quem mais se identificam.

Pipoca Mais Doce é a influenciadora digital com maior notoriedade espontânea

A Pipoca Mais Doce – Ana Garcia Martins – continua a dominar ranking de influenciadores digitais mais conhecidos. No critério de empatia, portugueses elegem Guilherme Cabral, Guilherme Duarte e Guilherme Geirinhas como aqueles com quem mais se identificam.

A Pipoca Mais Doce continua a ser a influenciadora digital com maior notoriedade em Portugal. O alter ego digital de Ana Garcia Martins que surgiu inicialmente em formato de blogue voltou a ser o mais referido de forma espontânea pelos inquiridos no estudo Figuras Públicas e Digital Influencers, da Marktest. Quando questionados acerca de blogues, vlogs, bloggers ou youtubers que conhecem, ou sobre os quais já ouviram falar, 31,1% dos inquiridos referiram-na.

Para ler também
Kate Hudson surpreende família e fãs com foto em topless
Kate Hudson partilha foto ousada em topless e as reações vão dos elogios de celebridades à reprovação do irmão (… continue a ler aqui)

O ranking de respostas espontâneas apresenta nas posições seguintes o youtuber Wuant (Filipe Morgado Borges), com 10.4% de respostas, e a humorista Bumba na Fofinha (Mariana Cabral), com 7.6% de referências por parte dos inquiridos. Na comparação com a edição do ano passado deste estudo, Wuant ultrapassa Bumba na Fofinha no Top3 de influenciadores digitais com maior notoriedade espontânea.

Além da notoriedade espontânea, o estudo procura também avaliar a notoriedade das figuras públicas mediante a apresentação de listas de nomes de personalidades públicas. Apresentada uma lista de 40 nomes de influenciadores digitais aos inquiridos, A Pipoca Mais Doce foi novamente a personalidade que mais entrevistados neste estudo disseram conhecer, com 65.3% de notoriedade sugerida. Mas neste critério surge uma novidade – Luís Franco-Bastos subiu à segunda posição, com 45.5% de notoriedade sugerida, e Bumba na Fofinha manteve a terceira posição, com 43.9%.

Outro indicador avaliado é a empatia dos portugueses com as Figuras Públicas. No que respeita aos influenciadores digitais, dá-se a curiosidade de o Top3 de empatia ou identificação ser ocupado por três Guilhermes: Guilherme Cabral foi o influenciador que obteve o melhor resultado, com 7.11 pontos (numa escala de 1 a 10), entre os inquiridos que referiram conhecê-lo. Nas posições seguintes ficaram Guilherme Duarte (Por Falar Noutra Coisa) e Guilherme Geirinhas, com 7.04 e 6.74 respetivamente.

Com base neste tipo de indicadores sobre influenciadores digitais, o estudo tentou também aprofundar a relação dos portugueses com blogues, vlogs e youtubers e constatou que a interação mais frequente é gostar ou classificar posts e vídeos dos influenciadores, indicado por 58.6% dos seguidores. A subscrição de atualizações e o reenvio de posts ou vídeos para os seus contactos são as outras interações mais frequentes.

Questionados sobre a importância que os inquiridos atribuem aos comentários ou opiniões sobre uma determinada marca ou produto em blogues ou vlogs, o valor médio registado foi de 6.12 numa escala de 1 a 10, o que confirma a importância destas plataformas para as estratégias das marcas. O estudo da Marktest também revela, de resto, que a opinião dos influenciadores para as opções de compra dos inquiridos foi classificada com um índice de 5.99, o que corrobora também a sua importância para os anunciantes.

Impala Instagram


RELACIONADOS