Dia Mundial do Cérebro: Os hábitos que podem causar danos cerebrais

Neurocientista afirma que hábitos da vida moderna, como uso de redes sociais, podem resultar em prejuízos para o cérebro, mas identifica hábitos simples que são capazes de melhorar o funcionamento cerebral.

Dia Mundial do Cérebro: Os hábitos que podem causar danos cerebrais

Dia Mundial do Cérebro: Os hábitos que podem causar danos cerebrais

Neurocientista afirma que hábitos da vida moderna, como uso de redes sociais, podem resultar em prejuízos para o cérebro, mas identifica hábitos simples que são capazes de melhorar o funcionamento cerebral.

O cérebro é o órgão mais importante do corpo humano, responsável por inúmeras funções essenciais, como pensamento e memórias, além de ser o responsável por nos tornar “mais humanos”, distinguindo-nos dos animais pela nossa capacidade de raciocínio. No dia 22 de julho celebrou-se o Dia Mundial do Cérebro, criado em 2014, como uma iniciativa da World Federation of Neurology – Associação Mundial de Neurologia – que tem por objetivo chamar a atenção da classe política, investidores e da sociedade em geral para a importância do cuidado com o cérebro e do apoio à realização de pesquisas voltadas para estudar esse órgão tão importante.

Segundo o neurocientista e biólogo luso-brasileiro Fabiano de Abreu, o cérebro é o órgão mais importante do corpo e alerta para problemas da atualidade que podem prejudicá-lo. “O cérebro é sem dúvida o órgão mais importante do corpo humano. Controla e coordena ações e reações, permite-nos pensar e sentir. Permite-nos também ter memórias e sentimentos – todas as coisas que nos tornam pessoas”. “Mais do que nunca, ele é o alvo principal, a condição para a solução para uma melhor saúde mental”.

Sociedade atual é propícia ao desgaste cerebral

O especialista alerta ainda para os males da atualidade que são extremamente prejudiciais ao cérebro humano, como o uso de redes sociais que podem viciar o cérebro em doses de dopamina e prejudica a inteligência e o excesso de ansiedade que afeta a sociedade atual também é um fator maléfico ao cérebro. “A maior preocupação, são as consequências do excesso de ansiedade, que altera a anatomia do cérebro e é um facilitador para transtornos, doenças mentais, entre outros prejuízos […] Outra preocupação é com a neurodegeneração e com hábitos que possam preveni-la ou amenizá-la.” Outro ponto importante é o chamado narcisismo patológico, a excessiva estima por si próprio, também estimulada pelas redes sociais, é uma doença para a qual a sociedade faz “vista grossa” e muitas vezes até estimula esse tipo de comportamento que traz graves consequências.

É possível melhorar o funcionamento do seu cérebro

Existe uma incrível capacidade cerebral chamada neuroplasticidade, que é a habilidade do cérebro de aprender e reorganizar-se de acordo com as circunstâncias. Essa funcionalidade é essencial para melhorar o funcionamento do cérebro. A boa notícia é que pode ser estimulada com hábitos simples.

Leitura: Ao ler exercita o cérebro, estimula a capacidade de aprendizagem e ajuda a protegê-lo de doenças neurodegenerativas.

Sono de qualidade: Dormir bem é um dos principais fatores para um bom funcionamento do cérebro, o sono é um período de restauração onde são criadas novas conexões cerebrais.

Alimentação: A adoção de dietas mais saudáveis, como a dieta mediterrânea e a dieta MIND é essencial para fortalecer e proteger o cérebro.

Meditação: Diversos estudos reforçam os incríveis benefícios da meditação ao cérebro, principalmente a redução do stress, inibidor da neuroplasticidade.

Aprender: Aprender novas coisas continua a ser o melhor remédio para o cérebro. Estimula a criação de novas conexões cerebrais e previne doenças neurodegenerativas.

“Não descarto nada relacionado ao cérebro, sempre o achei um órgão fascinante com capacidades incríveis e habilidades ainda não exploradas. Acredito que são extremamente válidas e importantes iniciativas como o Dia Mundial do Cérebro para dar uma maior visibilidade aos estudos nessa área que são tão importantes para a sociedade como um todo”, conclui o neurocientista.

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