A pandemia de covid-19 está mesmo a chegar ao fim?

O número semanal de mortes é agora menor do que no final de março de 2020 e está abaixo desse nível há já vários meses, mas… não nos enganemos.

A pandemia de covid-19 está mesmo a chegar ao fim?

A pandemia de covid-19 está mesmo a chegar ao fim?

O número semanal de mortes é agora menor do que no final de março de 2020 e está abaixo desse nível há já vários meses, mas… não nos enganemos.

Na mensagem mais otimista desde o início da pandemia de covid-19, em março de 2020, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), anunciou recentemente que o fim da pandemia estava finalmente próximo. “Nunca estivemos em melhor posição para acabar com a pandemia. Ainda não chegamos lá. Mas o fim está à vista“, afirmou em conferência de imprensa na última quarta-feira, 14 de setembro. Usando a imagem de um maratonista a aproximar-se da linha de chegada, Tedros alertou no entanto contra a complacência. “Um maratonista não pára quando a linha de chegada lhe aparece. Corre com mais afinco, com toda a energia que lhe resta.”

Para ler depois
O extraordinário legado de Roger Federer
Roger Federer, um dos tenistas mais bem sucedidos e mais populares de todos os tempos, anunciou o ponto final na carreira (… continue a ler aqui)

Continua a haver milhões de casos de covid-19 todas as semanas

Embora no mundo ainda se assista a milhões de novos casos de covid-19 a cada semana, com o número real provavelmente ainda maior devido à limitação de testes nos países mais desfavorecidos, estas infeções deixaram de resultar em tantos casos graves, ou mortes, como as quanto vivemos em momentos anteriores da pandemia. O número semanal de mortes é agora menor do que no final de março de 2020 e está abaixo desse nível há já vários meses. Não nos enganemos, contudo: só neste ano, morreram mais de um milhão de pessoas. Todavia, a tendência mais recente em número de hospitalizações e de mortes é animadora.

“Podemos ver a meta”, disse Tedros em conclusão. “Estamos numa posição vencedora. Mas agora é o pior momento para parar de correr.” Para ajudar o mundo a cruzar a linha de meta e evitar o risco de “mais variantes, mais mortes, mais perturbações e mais incertezas, a OMS divulgou seis resumos de políticas a descreverem as melhores práticas para salvar vidas, proteger os sistemas de saúde e evitar perturbações sociais e económicas.

Infographic: End of Covid-19 'in Sight'? | Statista

Statista

Impala Instagram


RELACIONADOS