Idade canina é mito? Eis a verdadeira idade de Bobi

Se o recorde de 30 anos – ‘humanos’ – do cão mais velho do mundo é a notícia de longevidade canina mais curiosa dos últimos dias, a verdadeira idade de Bobi – em ‘anos de cão’ – não é tão surpreendente quanto isso.

Idade canina é mito? Eis a verdadeira idade de Bobi

Quando os olhos grandes e suplicantes do nosso cão nos fitam, fazem-no com sabedoria de velhice ou com ingenuidade adolescente? Os investigadores criaram uma nova equação para calcular a idade do cão em anos humanos. Por isso, será que Bobi – aos 30 anos humanos é ‘oficialmente’ o cão mais velho do mundo – tem a idade canina de 210 anos? Será correto multiplicar a idade de um cão por 7 para determinar-lhe a idade correspondente à de um humano? Afinal, qual a verdadeira idade de Bobi?

Para ler depois
Por que choram os cães ao reencontrarem os donos?
Os donos de cães sabem que são invariavelmente recebidos em casa após um longo dia de trabalho sempre da mesma e calorosa forma: choro e lambidelas. Cientistas japoneses explicam por que choram os nossos melhores amigos quando chegamos a casa (… continue a ler aqui)

A matemática não é tão simples quanto multiplicar a idade de Bobi por 7, mito que, aliás, já foi desmontado. A nova equação é baseada “em mudanças químicas no ADN de um cão”. “Os mamíferos passam por estágios fisiológicos semelhantes durante a vida, desde o desenvolvimento inicial até à puberdade, envelhecimento e morte”, explica um grupo de cientistas responsável por um novo estudo ainda não publicado nem revisto por pares.

Não é claro se cães, humanos e outros mamíferos passam também pelas mesmas mudanças moleculares no organismo numa taxa semelhante. Assim, estes investigadores analisaram a metilação do ADN – isto é, a modificação química do ADN –, a ligação de um grupo de três moléculas de hidrogénio e uma de carbono (um grupo metil) a partes de uma molécula de ADN, que pode servir como sinal de envelhecimento.

Nos humanos, a taxa de metilação do ADN tende a aumentar com a idade e serve como um “relógio epigenético” ou como forma de prever a idade de uma pessoa. Os cientistas foram já capazes de determinar a idade de um doador de sangue através da quantidade de metilação do seu ADN. Da mesma forma, os cientistas descobriram que outras espécies, incluindo cães, também sofrem metilação do ADN.

Para ler também
Por que é que os cães desenvolvem cancro no nariz e as cadelas não?
As probabilidades de um cão ser infetado e de ficar com cancro no nariz são raras – mas não impossíveis – e quatro vezes mais frequentes em machos do que em fêmeas (… continue a ler aqui)

Neste novo estudo, o grupo analisou o ADN, incluindo a sua metilação, em amostras de sangue recolhidas em cerca de 100 cães, na sua maioria labradores retrievers, com pouco mais de um mês a 16 anos. No estudo, comparou-se os resultados com “perfis de metilação” anteriormente registados em publicações científicas de 320 pessoas com idades de 1 a 103 anos.

Os resultados mostraram que a metilação progrediu aproximadamente da mesma forma em cães e em humanos. A quantidade de modificação química em cães jovens assemelhava-se à de humanos jovens e a quantidade na de cães velhos era semelhante à de humanos idosos.

A verdadeira ‘idade canina’ de Bobi é 85 anos e meio

Os investigadores descobriram que oito semanas em cães correspondem a 9 meses em humanos, quando ambas as espécies começam a desenvolver dentes minúsculos. A expectativa média de vida dos retrievers, 12 anos, correspondia à expectativa mundial de vida dos humanos, que é de 70 anos. Mas para cães adolescentes e maduros, a relação era “mais aproximada”.

Cães adolescentes e maduros envelheceram um pouco mais rapidamente em comparação com humanos adolescentes e adultos (ou seja, sofrem mais metilação). Mas quando os cães se aproximaram do fim da sua vida útil, as taxas de envelhecimento ou metilação realinharam-se com as dos humanos mais velhos.

Também pode achar curioso
O que significa uma fita amarela na coleira ou na trela de um cão?
Alguma vez viu um cão com uma fita amarela amarrada na zona da coleira ou na trela? Este pormenor pode ser uma informação preciosa (… continue a ler aqui)

Assim, os cientistas criaram uma equação para descrever essa relação: 16 x ln (idade do cão) + 31. Por outras palavras, para calcular a idade de Bobi correspondente à de um humano, usamos o logaritmo natural da idade de Bobi (ln de 30 anos é igual a 3,4), multiplicamos por 16 e somamos 31 – 16 vezes 3,4 são 54,4. Por fim, 54,4 mais 31 é igual a 85,4. Sim, Bobi tem a idade de sensivelmente 85 anos e seis meses.

Este cálculo foi desenvolvido com base numa única raça, e outras raças – como a de Bobi, um rafeiro-alentejano – têm diferentes taxas de envelhecimento, de acordo com os autores do estudo. Novos estudos que analisem a metilação poderão vir a permitir descobrir a expectativa de vida de diferentes raças – e diferentes animais, incluindo a do Homem.

Impala Instagram


RELACIONADOS