Apreensão de cocaína dispara na Europa e Portugal está no top10 mundial

O Porto de Sines é a nona maior porta de entrada de cocaína da União Europeia e Portugal está no top10 mundial, com apreensões a dispararem nos últimos 10 anos.

Apreensão de cocaína dispara na Europa e Portugal está no top10 mundial

Quantidades recorde de cocaína foram apreendidas na Europa em 2020, de acordo com novos dados do Observatório Europeu de Drogas e Toxicodependência (EMCDDA). Como mostra o terceiro gráfico (no final do artigo), o número de apreensões aumentou constantemente nos últimos dez anos, atingindo 214,59 toneladas em 2020, o que representa um aumento de 6% em relação ao ano anterior. Portugal está no top10 mundial e o Porto de Sines é o nono da União Europeia onde mais apreensões foram efetuadas.

Para ler depois
Jovens europeus compram mais produtos falsificados e continuam a aceder a conteúdos pirateados
Mais de metade dos jovens europeus afirmam já terem comprado produtos falsificados e acedido a conteúdos digitais pirateados e os portugueses são campeões destas práticas (… continue a ler aqui)

Os 10 principais países em quantidade de cocaína destinada à Europa apreendida nos portos em 2020

A Bélgica é o país com maior quantidade apreendida em 2020, com 70,25 toneladas. A Holanda vem depois, com 48,89 toneladas, à frente de Espanha, com 36,9 toneladas. Estes três países – cada a registar as maiores apreensões já registadas – representaram 73% do total europeu do ano. De acordo com o OEDT, também foram estabelecidos novos recordes na Grécia (1,8 toneladas), na Bulgária (1 tonelada), na Polónia (3,9 toneladas) e na Turquia (2 toneladas). O site oficial explica que os países do Leste Europeu não estão tradicionalmente associados ao tráfico ou consumo de cocaína, o que indica que “os pontos de entrada de remessas de cocaína estão a diversificar-se e que os mercados consumidores de cocaína estão a desenvolver-se na Europa Oriental, incluindo na Turquia”, segundo o relatório.

Os 10 principais portos de apreensão da UE em quantidade de cocaína, 2020

A tendência crescente parece continuar, pois os dados disponíveis para 2021 de vários países mostram que quantidades ainda maiores de cocaína foram apreendidas na União Europeia do que no ano anterior, com a Bélgica a ter perto de 92 toneladas apreendidas, quase exclusivamente no porto de Antuérpia.

Infographic: Europe Is Seeing More Cocaine Seizures | Statista

You will find more infographics at Statista

Impala Instagram


RELACIONADOS