Sofia Nicholson num sábado de engonhanço e cenas na retrete

Realismo, peça de Anthony Nielson, coloca Sofia Nicholson, Luís Barros, Alexandre Carvalho e João Cachola em palco e Filipa Areosa e Camila Cerqueira na retrete.

Sofia Nicholson num sábado de engonhanço e cenas na retrete

Realismo, peça de Anthony Nielson, coloca Sofia Nicholson, Luís Barros, Alexandre Carvalho e João Cachola em palco e Filipa Areosa e Camila Cerqueira na retrete.

A ideia de assistir uma peça de Anthony Neilson já agradava. Afinal, trata-se de um dos mais consagrados autores da atualidade. E, depois, estamos perante uma produção da Palco 13. A Companhia residente do Auditório Fernando Lopes Graça tem um registo imaculado na transposição para o palco de autores que vão de Shakespeare a Sarah Kane e onde, para alem de belíssimos atores, temos uma encenação que não raramente é simplesmente genial. Simplificando, ir ver a Palco 13 é sempre bom. E por vezes é excelente. É o caso de Realismo, obra que reúne em palco Sofia Nicholson, Luís Barros, Alexandre CarvalhoTiago Retrê e João Cachola e Filipa Areosa e Camila Cerqueira na retrete…

LEIA MAIS: Atriz portuguesa apanhada em clima de romance [vídeo]

Realismo de Anthony Nielson é uma comédia, ainda que não seja uma comédia fácil. Não é daquelas peças complexas, certamente interessantes, mas que estilhaçam o nosso serão. É uma verdadeira comédia no sentido em que nos faz rir e não é fácil, porque – esse é um dos desafios que nos são lançados – vamos ter vontade de rir de coisas de que não fica bem rir.

Sofia Nicholson na máquina de lavar e Filipa Areosa e Camila Cerqueira na retrete

Tudo se passa na cabeça de uma personagem, num sábado de ‘engonhanço’. Um daqueles dias que todos conhecemos bem. Daqueles dias em que, a sós com os nossos pensamentos, viajamos entre passado e futuro, fantasia e realidade, esperança e desespero. Dos que que ficam em segredo porque se assim não fosse éramos certamente internados. Ou pior.

LEIA MAIS: Filipa Areosa chora ao falar do drama do cancro

Levar esta peça a palco não seria simples. Porém, a Palco 13 fê-lo. E com tal inteligência que parece fácil. O desenho de som de João Cruz transporta-nos para o meio da encenação de Gonçalo Carvalho e os atores não nos dão tréguas, não facilitam num texto que noutras mãos poderia facilmente tornar-se banal ou, pior, brejeiro. Luís Barros, Alexandre Carvalho e João Cachola são imparáveis. Tiago Retrê é quase mágico e a multifacetada Sofia Nicholson tem um dos momentos mais inacreditáveis em palco, com Filipa Areosa e Camila Cerqueira. Adquira bilhetes AQUI.

LEIA MAIS: CDS promete levar a votos redução do IVA na Cultura para 6%

Impala Instagram


RELACIONADOS