“Sémen”. Aposta entre Bruno Nogueira e João Manzarra vale queixa à ERC

Um espectador apresentou uma queixa na ERC depois de João Manzarra ter dito a palavra «sémen», em direto, na SIC Notícias. Tudo para cumprir um desafio lançado por Bruno Nogueira.

“Sémen”. Aposta entre Bruno Nogueira e João Manzarra vale queixa à ERC

Um espectador apresentou uma queixa na ERC depois de João Manzarra ter dito a palavra «sémen», em direto, na SIC Notícias. Tudo para cumprir um desafio lançado por Bruno Nogueira.

Uma queixa, no mínimo, insólita deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC). Em causa está a edição do passado dia 5 de maio do Jornal da Meia-Noite, da SIC Notícias, na qual João Manzarra disse a palavra «sémen» durante uma entrevista. E só o disse para desempenhar com êxito um repto lançado por Bruno Nogueira, no programa digital Como É Que o Bicho Mexe.

Vamos por partes. Naquela noite, no formato transmitido pelo humorista no Instagram durante o estado de emergência nacional provocado pela COVID-19, este desafiou o apresentador para, durante a sua participação no noticiário do canal temático da SIC, dizer a a palavra «sémen».

E João Manzarra cumpriu. «Bem, em primeiro, quem diria que a minha primeira vez na SIC Notícias fosse de fato de treino integral. Depois, queria realmente dizer que eu estou aqui não na condição de especialista, mas alguém que, de facto, primeiramente tem um animal e faço questão que a nossa relação seja saudável. Depois, alguém que também recebe muitas vezes pedidos de associações, pedidos de pessoas que perderam animais, ou seja, muito esse contacto de pedidos mais bizarros, desde pessoas que perguntam se devem rapar os pelos dos cães, se devem fazer recolha de sémen, portanto, eu tenho sempre muito essa relação e tenho também uma mensagem pública de realmente tentar criar empatia entre, não só os cães, mas todos os animais e os humanos», afirmou o apresentador.

A entrevista foi realizada por videochamada. Além do apresentador, também o psicólogo Mauro Paulino participava, através do mesmo meio, numa conversa que tinha como foco as situações de abandono e de adoção de animais de companhia no contexto da pandemia.

O veredito da ERC

O episódio valeu uma queixa de um espectador à ERC. Na deliberação, o organismo refere, a determinado momento, que a SIC Notícias, a principal visada na acusação, «foi notificada para apresentar oposição, não tendo sido recebido qualquer pronunciamento nesta Entidade Reguladora».

Em análise, a ERC diz, entre outros argumentos, que «a utilização da palavra ‘sémen’, denunciada pelo participante, não revela indícios de comprometer qualquer disposto legal ou deontológico, tratando-se de um termo científico cuja utilização não compromete de forma alguma o livre desenvolvimento da personalidade de crianças e adolescentes».

«Cumpre ainda referir que a adequação, ou a sua ausência, da referência ao «sémen» dos cães no contexto da entrevista controvertida apenas poderá responsabilizar o próprio entrevistado. Não cabe à ERC sindicar o seu bom ou mau gosto», fundamenta.

Por fim, o veredito da ERC: «o Conselho Regulador (…) delibera não dar provimento à participação, por não terem sido ultrapassados os limites à liberdade de programação.»

No InstaStories, ferramenta do Instagram, Bruno Nogueira partilhou, esta sexta-feira, a deliberação em questão. No fim, ironizou: «E os vossos dias, como são?»

 

Texto: Dúlio Silva; Fotografias: Arquivo Impala e reprodução redes sociais

Impala Instagram


RELACIONADOS