Momentos inesquecíveis do primeiro Big Brother. Estreou há 18 anos

O primeiro reality show em Portugal foi o famoso Big Brother e marcou a televisão nacional para sempre

A 3 de setembro de 2000, Teresa Guilherme apresentava os 12 concorrentes do “Big Brother”, o nome formato que estreava em Portugal pelas mãos da TVI. Ficariam fechado naquela casa durante 120 dias, com câmaras em todas as divisões.

A SIC recusara o formato e a TVI lançou-se pela mão de José Eduardo Moniz. E bem.

Quem não se lembra de Zé Maria das galinhas, Marco, Marta, Sónia ou Telmo? Recorde os melhores momentos:

 

O pontapé de Marco

Marco Borges agrediu a colega Sónia com um forte pontapé na barriga depois de esta lhe ter dito para ir para “a puta que o pariu”.Marco teve de ser arrasado pelos concorrentes um vez que mesmo com Sónia no chão, ele continuava furioso. Sónia levanta-se enquanto Marco cai em si e pede desculpas.

O episódio aconteceu durante uma discussão de madrugada, ao 47º dia de clausura. Marco foi expulso nesse mesmo dia. O tema foi abertura do Jornal Nacional no dia seguinte, com Manuela Moura Guedes e o ex-concorrente a discutir o assunto. O assunto foi o caso do da e a TVI remeteu a notícia da recandidatura de Jorge Sampaio à Presidência da República para segundo plano.

O episódio aconteceu à uma da manhã. Às quatro, Marco deixou a casa.

Há aí palhaços que falam falam falam e não os vejo a fazer nada

Lembra-se desta frase? Foi dita por Marco e até deu origem a um sketch dos Gato Fedorento. No confessionário, o polémico Marco Borges fazia queixas e falava sobre um prova onde os concorrentes tinham de correr numa passadeira ao longo da semana. Segundo ele, foi o único a fazer os quilómetros exigidos. A frase pegou e foi das mais usadas daqueles tempos.

Sónia foi tomar banho nua

Após 18 anos de reality shows em Portugal, esta já não seria uma cena chocante. Formatos como a Casa dos Segredos ou Love on Top mudaram o paradigma mas há 18 anos, quando Sónia se fartou de tomar banho de fato de banho (havia uma câmara no chuveiro) e o fez nua, Portugal chocou-se com as imagens.

 

Zé Maria e o seu amor pelas galinhas

Valeu-lhe a alcunha que haverá de carregar para sempre. Todos os dias lá ia ele alimentar os animais. Torno-se o concorrente mais popular e acabou por sair vencedor da primeira edição do formato.


RELACIONADOS

Momentos inesquecíveis do primeiro Big Brother. Estreou há 18 anos

O primeiro reality show em Portugal foi o famoso Big Brother e marcou a televisão nacional para sempre