Óscares 2022: mulheres em destaque, péssimas audiências e várias polémicas

94ª edição dos Óscares chega cheia com o desafio de combater as más audiências do ano passado. Será a primeira vez que o evento será apresentado por três mulheres e não faltam polémicas.

Óscares 2022: mulheres em destaque, péssimas audiências e várias polémicas

Óscares 2022: mulheres em destaque, péssimas audiências e várias polémicas

94ª edição dos Óscares chega cheia com o desafio de combater as más audiências do ano passado. Será a primeira vez que o evento será apresentado por três mulheres e não faltam polémicas.

Chegou o momento que a indústria do cinema, bem como os fãs da Sétima Arte, tanto deseja. Falamos da cerimónia de entrega dos Óscares. Evento que é visto como o mais importante relacionado com uma indústria que tem lidado com diversos obstáculos desde o início da pandemia de coronavírus. Criados em 1929, os Óscares contam este ano com aquela que será a 94ª edição.

Lista dos nomeados para os Óscares
A cerimónia está marcada para hoje, com “O poder do cão”, de Jane Campion, a liderar as nomeações, numa edição em que Hollywood tenta recuperar a normalidade pré-pandemia.

Apesar de vulgarmente conhecidos como Óscares, o nome verdadeiro das famosas estatuetas douradas é Prémio de Mérito da Academia. E são atribuídos a um vasto leque de categorias que vão da representação à realização, passando ainda por, entre muitas outras, categorias mais técnicas.

Óscares 2022 em números

Olhando para a edição deste ano podemos analisar os Óscares em números. Vão a concurso 38 filmes. Entre estes o destaque vai para “O Poder do Cão”, que lidera as nomeações com um total de 12. Dos filmes nomeados, 25 são de plataformas de streaming. Em especial da Netflix. São 20 os atores e atrizes que vão tentar levar um galardão para casa. Realce ainda para a presença de cinco filmes internacionais. Por fim, o número três. Pois será a primeira vez que três mulheres vão apresentar o evento. Algo que irá acontecer a partir da meia-noite portuguesa no Dolby Theatre, em Los Angeles, Estados Unidos da América.

Mulheres em destaque

Amy Schumer, Regina Hall e Wanda Sykes são as anfitriãs da aguardada noite. Algo que será um momento inédito. Regina Hall é conhecida pelo brilhantismo a desempenhar papéis de humor. Enquanto Amy Schumer e Wanda Sykes são duas humoristas de créditos firmados. É também a primeira vez que o evento conta com apresentadores desde 2018. Ano em que Jimmy Kimmel foi o apresentador.

“Maldição” pode colocar casamento de Penélope Cruz e Javier Bardem à prova
Penélope Cruz e Javier Bardem são o quarto casal com nomeações para a mesma edição, sendo que a experiência não correu bem aos três anteriores.

A edição deste ano dos Óscares acontece depois de uma que foi considerada desastrosa. Isto tendo em conta as péssimas audiências. Com menos de 10 milhões de pessoas a acompanharem o evento. O que significa que este ano o desafio é tentar voltar aos bons velhos tempos do certame.

2022 não é exceção e não faltam polémicas

Os Óscares têm andado de mãos dadas com algumas polémicas e este ano não podia ser exceção. Para melhorar as audiências foram cortadas oito categorias. Isto com a explicação de ter um evento mais curto. Algo que deu origem a um vasto leque de críticas. Assim, as categorias “censuradas” do programa vão ser entregues uma hora antes. Com os discursos de vitória a serem editados e apresentados mais tarde.

Mas há mais. É que Rachel Zegler, a co-protagonista de West Side Story não teve direito a convite para o evento. Mesmo com o filme em que entra a contar com sete nomeações para os Óscares. A polémica cresceu de dimensões ao ponto de a Academia acabar por convidar a atriz. Que se revelou agradecida pelo convite.

Nova categoria

Em mais uma tentativa de subir as audiências foi criada uma categoria nova. Que é o filme preferido dos fãs. Este galardão é da inteira responsabilidade dos fãs de cinema. Que podem recorrer às hashtags #OscarsFanFavorite e #OscarsCheerMoment na rede social Twitter para deixar as suas apreciações.

Texto: Bruno Seruca

Impala Instagram


RELACIONADOS