Luz azul dos ecrãs pode potenciar cegueira. Pode mesmo?

A luz dos ecrãs potencia a cegueira?

Estudo publicado em 2018 revelava preocupação sobre efeitos potencialmente nocivos, incluindo cegueira, causados pela luz azul de ecrãs electrónicos. Será mesmo assim?

«Luz azul dos ecrãs pode potenciar cegueira, alertam cientistas», noticiava o Público. Será mesmo verdade? Na sequência de um estudo publicado em 2018 na revista Scientific Reports, a preocupação sobre os efeitos potencialmente nocivos, incluindo cegueira, causados pela emissão da luz azul por ecrãs electrónicos tornou-se motivo de grande preocupação. Será mesmo assim? O estudo citado como fonte destas alegações apresenta várias limitações. Por conseguinte, a extrapolação das conclusões obtidas para a ilação «a utilização de ecrãs electrónicos pode potenciar cegueira no olho humano» foi considerada incorrecta pela comunidade científica. O próprio investigador principal do referido estudo, quando diretamente questionado se a sua investigação revelou que a utilização de ecrãs electrónicos causa cegueira, respondeu que «não». «Absolutamente não.»

Luz azul programa o nosso sono para as horas a que adormecemos e acordamos

A luz azul contribui para a regulação do ritmo circadiano, o que significa, entre outras funções, programar o nosso sono para as horas a que adormecemos e acordamos. Não surpreende portanto que a principal fonte de luz azul que o olho recebe seja a do Sol. O sono é essencial para uma boa saúde física e mental, sendo determinante para o para o nosso bem-estar. Assim, a utilização de dispositivos com ecrãs electrónicos leva a dificuldade acrescida em adormecer e afecta negativamente a nossa performance e atenção no dia seguinte, podendo ser prejudicial à nossa saúde.
Por este motivo, torna-se prudente reduzir a exposição a este tipo de luz proveniente de aparelhos electrónicos nas horas que antecedem o período do sono.

Assim, com base no conhecimento científico actual, é…

… verdade que a luz azul pode aumentar a dificuldade em adormecer, mas…
… é falso que a luz azul dos ecrãs possa potenciar a cegueira.

Dr. Ricardo Portugal

Dr. Ricardo Portugal
Médico Especialista em Oftalmologia – OM45841
Coordenador de Oftalmologia do Hospital Privado de Gaia


ÚLTIMOS ARTIGOS

A luz dos ecrãs potencia a cegueira?

Estudo publicado em 2018 revelava preocupação sobre efeitos potencialmente nocivos, incluindo cegueira, causados pela luz azul de ecrãs electrónicos. Será mesmo assim?